sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Beijinhos!

Augusto Alberto


Estive a sonhar, bem sei. De todo o modo, em regra, todo o sonho foi realidade. Era uma manhã de um domingo, e 8 vizinhos voltaram à esplanada, para tomar o café da manhã. Falam do desempenho heróico do “foot” nacional, e o mais velho, porventura o que dispõe de melhores histórias, reafirma que a selecção nacional não foi tocada pelo sindroma Papanicolau, o tremendo varista grego dos anos 70, do século passado, sempre com a frustração da derrota nos grandes momentos, (ou a antecâmara da sina grega), que poucos anos após chegou até nós com o nome de Mamede.
Todavia, um outro vizinho lembrou que o dia a decorrer também era grande, por ser de votos. E logo perguntou. Em quem vota, vizinho? No PPD/PSD. E o senhor? No PPD/PSD, evidentemente. E disse o terceiro. Eu também! Mas eu não! Eu voto P.S. E você? Também no P.S! Faltavam os outros dois. E o querido vizinho, que tão calado está? Eu? Eu daqui vou para a praia. E o senhor, que é o último, não nos diz nada? Digo sim. Já votei na CDU, contudo, desiludi-me com a política e por isso, sigo o conselho do vizinho. Também vou para a praia. 8 votos, oito, com efeito, na democracia, que as  primeiras projecções reveladas nos telejornais das 8 confirmaram.

O povo votou, o sistema funcionou e nada mudou. Contudo, também há quem ache que quando as coisas se arrenegam, a democracia deve ser torcida: - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, considerou que o exército egípcio destituiu o Presidente islamita Mohamed Morsi, para restabelecer a democracia. Acontece, que Morsi, após receber os votos de milhões de Egípcios, foi eleito Presidente da República e no seu caso, não se cumpriu o desidrato pantomineiro e democrático, que diz: - que quem ganha as eleições, deverá levar o mandato até ao fim. Daqui se conclui, que para haver democracia, é preciso que cidadãos, ou lorpas aos milhares, votem no sentido de que nada mude. Ou que um tipo, politicamente pederasta, dê ordens para que avance um golpe militar, com vista a depor o Presidente eleito. Fica deste modo provado, que a democracia, só o é, enquanto os interesses das elites não sejam postos em causa. Caso contrário, avançam as baionetas. E às vezes, também dá jeito avançar o futebol, apesar de aparentemente inócuo, como o voto em branco, que permite que os votos na corja sejam sempre mais. E por isso, para a “corja”, um golo do Ronaldo, é a cereja em cima da bola, que torna o futebol politicamente tão doce. E até, Seguro, para além de Cavaco e Passos, mandou beijinhos aos heróis da Suécia.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

No bairro social de Perafita... ou Salazar revisitado

Augusto Alberto

Deu-se a revolução de Abril e a pobreza perdeu a vergonha. Bateu às portas de uns e de outros, e à minha também, apesar de ser, também, porta de pobre. Contudo, nunca perdi o equilíbrio, porque o meu tino disse-me para nunca fazer empréstimo à banca, para não ter de ser engolido por filhos da “puta”, nem ter despesas correntes com seguros, pneus e gasolina e por isso, fiz a opção pelas pernas, com os pés no chão ou nos pedais.
Mas ia a lembrar que, com regularidade, me chegava à porta, um jovem, a quem servia pão com manteiga, nunca o enganei, marmelada e fruta. Um dia, a minha vizinha, descobriu que o rapaz lambia a marmelada e atirava o pão à valeta, e aconselhou-me a acabar com a lambarice, porque o moleque era de má pegadura. Deixe vizinha! O pobre também tem direito à escolha. Infelizmente, a minha vizinha nunca deixou de voltar à carga, porque não consegue ver a boa árvore no meio da péssima floresta e por isso, agora, acha que se deve acabar com o “rendimento mínimo”, porque alimenta a cultura da inacção e do vício. Veja! Como na “tablete”, ela lambisca as noticias. Mas alambisca-as...disse-lhe. Não me diga que acha bem? Nem bem nem mal. O que acho é que a vizinha só se escarnece de gente que no seu modo de ver é borra-botas, porque quanto às elites, ainda que façam do roubo uma arte, são doutores. Mas deixe, porque por mais que queira, ainda não atinei com o modo de lhe reduzir o preconceito.
Todavia, tive que recolher a chávena do café e puxar para o lado o jornal do dia, para não ter de lhe dar razão, porque a notícia dizia: - O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Matosinhos…insurgiu-se contra o pagamento de 1172 quotas em atraso no valor de 11.066 euros…as quotas foram pagas por um morador de um bairro social de Perafita. A carta refere, ainda, que da listagem de militantes com as quotas agora pagas, há pessoas que já morreram…
Noticias como estas provam essencialmente que o anticomunismo é a papa e o bolo que alimenta o tolo. Capelo Rego, transportou malas cheiinhas de notas, a um banco, na baixa pombalina, a favor do Partido de Portas. E hoje, no P.S. do Porto, num bairro pobre, com toda a naturalidade, ocorrem habilidades à moda de Salazar, que metem, chapeladas, quotas pagas por mortos e votos das sombras.
Contudo, apesar de na Soeiro Pereira Gomes se cultivar a mais estrita responsabilidade, aparecem amiúde, sebentos, escrevendo umas palermices, que é o modo mais canalha de bajular a elite de “Césares e Ratos” de igreja, que afinal, não têm em “deus” o guia, mas no esmagamento dos pobres, na fuga aos impostos e no jogo da bolsa, a ímpia metamorfose da conduta liberal.

Não sei se é desta que a vizinha me entende…

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Deneuve pode ser Goebbels?

Augusto Alberto

Portas é um esteta. Na arte de vestir, na arte dos esgares, na arte da treta e do melodrama, tal como Catherine Deneuve, foi esteta na arte de representar. Desconfio que também marrou nas histórias de Corin Tellado, de onde lhe veio o jeito para trejeitear, ao modo de faca e alguidar. Mas a fazer fé na última sondagem da “Mark Teste”, que por bem, jamais será conhecida, o partido da doutrina cristã, não vai além de 2,3% dos votos expressos, e o próprio Portas, é dado com a imagem de rastos. Ou seja, é bem provável que a direita dos interesses vá percebendo que Portas só atrapalha e, por isso, vão trabalhando a sua defenestração e maquinando para que chegue à frente, o bloco central, PPD/PSD-PS.
Portas, dizem os especialistas, sebentou, aqui e ali, ideias, e construiu um documento a que a direita mais bruta, chama a “reforma do estado”. Acontece, que lido, percebe-se que aquilo é um manual, que indica o rumo para soluções já testadas no Chile fascista de Pinochet, no Estados Unidos de Reagan e na Inglaterra de Thatcher, com custos sociais altíssimos. E mesmo na Suécia, a terra, diz-se, de muitas virtudes, a educação privada virou um faroeste, enquanto na área da saúde, muitos tiros vão rasgando os pés.
Paolo Porta, (não estou a brincar), o inspector-geral do partido fascista Italiano - não confundir com o nosso Paulo Portas, que é Presidente da nossa Democracia Cristã, a mesma que na Itália de Mussolini foi antifascista, enquanto em Portugal, após a retoma reaccionária de 75, juntamente com os padres, andou com o cacete atrás de boa e nobre gente - também fazia parte do séquito principal de Mussolini, que tentou a fuga para a Áustria. Todavia, no dia 28 de Abril, foram interceptados por Partizans, que logo, fizeram justiça, tal era a necessidade da reparação. De seguida, foram atados pelos pés a uma barra de ferro, com a cabeça voltada para baixo, sendo de imediato, escarnecidos e cuspidos pela arraia-miúda. Contudo, a “democracia”, não sendo o fascismo e por ser superior, pode por desagravo, fazer a justiça “democrática”, dando merecida utilização ao voto “livre e democrático”, porque por gente como esta, não merece que os homens, como os cães de Pavlov, se ponham a salivar.
Todavia, é preciso precisar o seguinte. Paolo foi um fascista, mas Portas é um cristão e evidentemente, um democrata. Contudo, há quem o aponte como o Gobbels da maioria

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gosto muito de caracóis, mas não me curvo a ranhosos

(adaptação de uma boutade do meu muito amigo Betinho, que tenho por muito boa, e que diz:- “gosto muito de caracóis, mas não gosto de ir ao cu a ranhosos”).
    
Augusto Alberto

O Partido Social-democrata-Partido Popular Democrático é uma instituição das liberdades e da democracia e não é um partido marxista-leninista, e muito menos, estalinista, nem preconiza nenhuma revolução, e nem funciona segundo as regras do centralismo democrático. Apesar disso, este partido do arco da governação prepara-se para expulsar, por infracções aos estatutos democraticamente aprovados em congresso, entre 400 a 500 militantes. Uma verdadeira purga!
O Partido Socialista, é uma instituição das liberdades e da democracia e não é um partidomMarxista-leninista, e muito menos estalinista, nem preconiza nenhuma revolução, e nem funciona segundo as regras do centralismo democrático. Apesar disso, este partido do arco da governação prepara-se para expulsar, por infracções aos estatutos democraticamente aprovados em congresso, cerca de 50 militantes na Concelhia de Matosinhos. Uma verdadeira purga!
O Centro Democrático Social-Partido Popular, que tem como modelo as virtudes da democracia e da doutrina católica, não é um partido marxista-leninista, e muito menos estalinista, nem preconiza nenhuma revolução, e nem funciona segundo as regras do centralismo democrático. Apesar disso, este partido do arco da governação, prepara-se para expulsar, por infracções aos estatutos democraticamente aprovados em congresso, cerca de 30 militantes na Distrital de Aveiro. Uma “purguinha!”
Demonstra-se assim que os três partidos do arco da governação, já expulsaram, numa “autarquíada”, que é o tempo que medeia duas eleições autárquicas consecutivas, muitos mais militantes do que o Partido Comunista em toda a sua vida, sendo que parte dessa vida, foi vivida, longamente, em condições muito difíceis.
Abençoado anti-comunismo que tem dado para tudo. Sobretudo, para levar os pobres de espírito às fogueiras dos novos inquisidores sociais, onde cada um, é um anti-comunista de serviço, e funciona como um modernaço Torquemada.

E como a fogueira social está no auge, saiba que ainda há muito para arder. Tome como exemplo, a EDP, que já mandou cortar a energia a alguns pobres, provando que a luz se vai apagando, à medida que a fogueira social arde intensamente, enquanto nababos e “catrogas”, são pagos principescamente. 

sábado, 2 de novembro de 2013

Este já não é o tempo da miséria moral…

Augusto Alberto


É novo e não sabe, mas eu conto. Há mais de 40 anos, no tempo em que quem mandava, para lá de Salazar, por exemplo, eram figuras como Rebelo de Sousa, pai, Governador Geral de Moçambique e Ministro do Ultramar, Adriano Moreira, também Ministro do Ultramar, Pinto Balsemão, que já na altura tratava reis por tu e era membro da União Nacional, o partido único fascista, a respeitadíssima família Espírito Santo, de que é oriundo o banqueiro Salgado.
Nesse tempo, muitos portugueses colocavam em cima da mesa, com pernas de pau e tampo de madeira tosca e nodosa, uma côdea de broa e uma sardinha magra, para dividir por dois. Admito que não acredite no que lhe digo. Em todo o caso, o cidadão que foi da classe média, assim definida por ideólogos, como Rebelo de Sousa, filho, ou o dr. Freitas do Amaral, que já foi fascista e agora está convertido às virtudes da democracia parlamentar, que num momento dinâmico, que não previu, caiu socialmente, e nem sequer nota que já não tem possibilidade de dividir uma sardinha por dois, como nos tempos dos avôs, porque passou, para não morrer numa valeta, a estar presente com toda a regularidade na fila para as sopas e para um pãozinho com manteiga, fornecido por uma ONG da cidade, apesar de ter sido obrigado a mudar de fila, porque a anterior ONG, fechou portas, por já não ter condições, sequer, para fornecer o prato da sopa.
Isto vai mal. Pois vai! Mas se o cidadão continuar a dar ouvidos as melopeias dos “bichos” do regime, vai ver como a “democracia” o come. Saiba que a elite não desiste. Como assim, pergunta? Veja quem são os putativos candidatos da sebentíssima direita, a ocupar o lugar do Cavaco. Logo, Rui Rio, um feijão de duas caras, com selo de gestor celestial. Também Marcelo, a luminária católica, afeito às delícias do liberalismo, ou ainda Durão Barroso, que nos deixou em estado de catalepsia, para ir tratar da vidinha. Este é o horrendo cenário, que em nada difere do cenário deixado pela elite que fugiu para o Brasil e deixou, para enfrentar Junot e Massena, com as forquilhas e com a roupa que tinham no corpo, os pobres filhos da nação.

E porque a direita não é tola, até o padre Policarpo se tornou, também, em ave canora da elite cavalar, ao propor a moleza e a resignação. Nada de novo! Sabemos que ao longo dos anos, igreja e elites, concubinaram. E por isso, até apetece dizer: Arrede para lá a boca o padre Policarpo, mais a elite trambiqueira, porque este já não é o tempo da miséria moral de Torquemada e dos cruéis frades beneditinos, nem a actual República, é o reino miserável do rei imbecil e fanático, D. João III. Ainda por cá anda gente que pensa.