terça-feira, 30 de outubro de 2007

José Bento Pessoa (Ciclismo)


Foi o primeiro campeão de Espanha em Ciclismo, ele, que chegou à modalidade por um mero acaso. É que José Bento Pessoa praticou natação, remo, corrida, e até futebol, a guarda-redes.
Depois de partir um tornozelo, numa queda que “lhe poderia ter sido fatal”, como se pode ler na biografia de Romeu Correia, a recuperação mostra-se complicada e é um médico que lhe aconselha exercícios, ciclismo por exemplo… um desporto que está em voga e a ganhar popularidade. Aluga ou pede emprestada uma bicicleta e dá umas voltinhas para recuperar. Um certo dia, em 1891, com 17 anos, assiste a umas corridas e nasce a sua paixão pela modalidade que o tornará famoso e o primeiro português detentor de um record do mundo.
Em 1897 participa no I Campeonato Nacional de Espanha, prova que ficou conhecida por “100 quilómetros de Ávila”. Vinha catalogado como um bom sprinter e “a sua inclusão na prova de fundo não deixou de fazer sorrir alguns ciclistas e dirigentes. E maior surpresa suscitou ainda quando viram o ciclista da Figueira a utilizar uma bicicleta de pista… soube-se mais tarde (este episódio foi evocado pelo próprio José Bento) que um dirigente espanhol se condoera por isso, dizendo-lhe: Oh, homem, mas se você me tivesse dito eu arranjava-lhe uma boa bicicleta para esta prova! (in Biografia de José Bento Pessoa, Romeu correia).
Segundo a própria imprensa do país vizinho foi uma vitória categórica do atleta figueirense. Nesse mesmo ano, meses depois, Bento Pessoa bate o record mundial dos 500 metros, em Madrid, que será melhorado pelo próprio nesse mesmo ano. Repare-se nas distâncias, o que faz de Bento Pessoa um atleta invulgar, excepcional seja como sprinter seja como corredor de fundo.
O genial ciclista, um dos fundadores do Ginásio Clube Figueirense, foi contratado por uma empresa francesa e fez grande parte da sua carreira em Espanha, França, Alemanha, Suíça, tendo corrido também no Brasil. No seu auge raramente perdeu uma prova, e nos intervalos, as suas visitas à terra eram um acontecimento com centenas de populares a aplaudi-lo e as duas filarmónicas a tocarem em sua homenagem.
Quando da construção do Parque de Jogos, nos anos 50, a CMFF tinha já resolvido que se chamaria Estádio Municipal Oliveira Salazar. Estava a construção perto do final, quando a CMFF recebe um ofício do gabinete da Presidência do Conselho, dizendo que Sua Exª sem deixar de se sentir sensibilizado com a ideia, propõe que seja dado o nome de qualquer desportista famoso da Figueira da Foz, como por exemplo o de José Bento Pessoa.
Bento Pessoa passou à eternidade em 7 de Julho de 1954, com 80 anos de idade.
Pensamos que já se justifica uma reedição da sua biografia, da autoria do romancista e dramaturgo Romeu Correia, cuja capa da primeira e única edição ilustra este texto.

Sem comentários: