sábado, 1 de agosto de 2009

7-magníficos-7 (croniqueta autárquica)

A proliferação de candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz, para além de constituir um record, será a única novidade que o acto nos apresenta. O título poderá parecer um tanto ou quanto dúbio: são 5 magníficos e duas magníficas.
Começando pelos partidos que formam a duetocracia que tem dominado o país estamos conversados. Os auto-denominados “socialistas” estiveram cerca de vinte anos consecutivos à frente do município e o que ficou foi a betumização da cidade e o início da concessão das águas, um bem público, que faz com que a Figueira tenha o orgulho de pagar a mais cara do país. Do seu irmão gémeo, há doze anos consecutivos sem sair de cima, pode-se dizer que continuou a obra, a ponte Galante é emblemática, e no campo cultural ficamos sem o Festival de Cinema e o Prémio Joaquim Namorado.
A lista independente, de quê também não percebo, “Figueira 100%” de Daniel Santos, antigo vice de Santana Lopes, mais me parece uma lista a meias entre partidos a que anteriormente me referi. Mas a fazer fé nos apoios que apareceram quando da sua apresentação parece-me que estamos perante um santanismo sem Santana, embora reforçado, uma maneira das forças locais de direita continuarem a controlar os seus interesses, face ao descrédito que PS e PPD têm acumulado.

Os “socialistas” pelo que se tem ouvido, talvez por lhes “cheirar” a poder, andam “à porra e à massa”, a ponto do seu candidato ter ameaçado bater com a porta. E segundo uma das nossas fontes um dos seus antigos presidentes da concelhia ter-se-á passado para a lista de Daniel dos Santos. A informação ganha contornos requintados quando nos diz que o citado político irá ser cabeça de lista em Tavarede.
Não havendo muito a dizer do CDS/PP haverá um facto novo relacionado com o fenómeno BE. Não existindo no concelho, concorreram pela primeira vez em 2005 e conseguiram eleger um deputado municipal. Nestes 4 anos ninguém ouviu falar deles mas aí estão. O dado novo será a nível nacional: a questão é se o BE está preparado para ocupar o lugar do PS em caso de desfragmentação deste. Acho difícil pois o grande poder económico continua a confiar nos “socialistas”, fartíssimos de darem provas, e para tal, o BE teria de moderar o palavreado e, sem o fazer não conseguirá subir, pelo menos entre as camadas mais jovens. Problema deles.
Portanto, e acedendo que a CDU não ganhará a Câmara, como se pode depreender pela blogosfera figueirense para a qual as 3 listas concorrentes são PS, PPD e Daniel Santos, quem quiser mais do mesmo tem muito por onde escolher, as cinco que me referi e a outra independente, protagonizada por Javier Vigo.
Eu, por mim, não quero mais do mesmo. Já cansa.

9 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Realmente é pena que um concelho tão bonito seja dirigido por pessoas tão incompetentes.

No que diz respeito ao BE, o caso é global (dentro do nosso rectângulo). O BE vive da política que o Louçã faz a nível nacional e da visibilidade que lhe é conferida pela comunicação social. Daí que a nível autárquico não seja necessário que os seus eleitos apresentem trabalho nem os candidatos, propostas.

Aqui no Seixal, o BE não elegeu, até ao momento, nenhum deputado autárquico mas prevê-se que isso acontece este ano. Prevê-se também que o vazio ideológico que acompanha este partido venha a ser prejudicial, mas veremos.

joão castanho disse...

É de facto pena o que se adivinha para o futuro próximo da Figueira!Se Duarte Silva ganha significa a acentuação da lenta decadência do Concelho. Se ganha o Ataíde ninguém sabe o que vai acontecer tendo em conta a pobreza da sua lista e a insignificância das suas propostas.O BE é uma farsa parasita do mero protesto, sem história nem conteúdo. Os "independentes" são um perigo já que têm óbvias ligações aos interesses imobiliários e Daniel Santos foi leal acólito do Santana. A Silvina não convence ninguém, nem mobiliza outros contributos que não os indefectíveis do seu partido. O que sobra, com mil diabos ?...

alex campos disse...

Sr. João Castanho, peço-lhe desculpa, mas pelo menos a mim a Silvina convence, assim é incorrecto dizer que não convence ninguém.

Anónimo disse...

O autor do bloguetem uma análise deficitária de isenção. E não percebo a sua repulsão pelo candidato independente. Então Silvina e Nelson não é mais do mesmo? Até parece que são novos nestas andanças- E mais você tem um probelma com o voto. Ou acha que as pessoas são estúpidas. Sabe é que o voto é secreto, não é de braço no ar...
Mas gostei!

alex campos disse...

Ao anónimo:
Primeiro, não tenho nem uma visão deficitária nem excedentária de isenção, pela simples razão que não acredito que ela exista.
Segundo, não tenho repulsão por candidato nenhum independente, limitei-me a constatar factos segundo a minha visão da coisa, para além de não acreditar em independência alguma.
Terceiro, não acho que as pessoas sejam estúpidas e tanto não são que têm o que que escolhem.
Só tenho que respeitar, mas do que não precindo é da minha opinião, por muito que o ps/d governem o país.
Bem haja e um abraço

Anónimo disse...

Dúvida do Alex!

"joão castanho disse"
(A Silvina não convence ninguém, nem mobiliza outros contributos que não os indefectíveis do seu partido.)

"alex campos disse"
(Sr. João Castanho, peço-lhe desculpa, mas pelo menos a mim a Silvina convence, assim é incorrecto dizer que não convence ninguém.)

Qual a incorrecção do Sr. João Castanho?
O Alex não é do partido da Silvina?

duarte disse...

estou aqui ao pé de um figueirense, e fartou-se de rir. é triste sim, ver uma cidade como a figueira ficar descaracterizada, mas é cómico como se podem ter muitas posições diferentes(?) em relação a uma gestão autárquica( quando vindas de ex-isto ou ex-aquilo). mais vale ficar-se pelo mesmo, ao menos sabemos que terreno pisamos( digo o mesmo, entenda-se o nosso).
abraço do vale

duarte disse...

mais uma : Carrazeda de ansiães, estão a tentar ter 7! listas. Neste caso estamos a falar de uma terra que tem estatuto de vila , mas com a população de uma aldeia...
abraço

Anónimo disse...

Ola
Eu estou disponivel!!!!
So preciso de 4,999 assinaturas!

Vamos a isto!!!!
Cumprimentos
JM