sábado, 12 de dezembro de 2009

Nobel da Paz, o Senhor da Guerra

Não é a primeira vez que o Prémio Nobel da Paz é atribuído a um senhor da guerra. Isto anula o valor de alguém que o receba, merecendo-o. Que os senhores que o atribuem tenham outros valores, e negócios, nitidamente diferentes dos meus, é uma coisa que, não me dizendo directamente respeito, incomoda-me. A menos que chamem outro nome ao famigerado prémio.
Contudo, orgulho-me de ter assinado uma petição pela candidatura de Pete Seeger. Ele, sim, cantou a solidariedade, a paz. Perdi. Perdemos todos. Com as promessas do novo Nobel da Paz e senhor da guerra de intensificar os conflitos em que se meteram sem serem chamados, e com a recusa, também, em assinar o tratado de Ottawa.
Há tempos, numa conversa, ouvi uma afirmação que me provocou uma reacção que nunca teria julgado possível: pura e simplesmente arrepiei-me. E continua a arrepiar-me. “Em Angola ainda estão para nascer pessoas que hão-de morrer vítimas das minas”.
Portanto, penso que me perdoam a má educação: “Obama, fuck you, son of a bitch”.
O Pete , já a seguir, e bem acompanhado, canta para nós:

2 comentários:

samuel disse...

Assino por baixo.

Abraço.

Anónimo disse...

Aqui o meu conterrâneo continua a ter um apurado gosto musical: a de ir buscar uma música da leganda do folk Wooddie Guthrie, evocada pelo filho e no meu entender, pelo expoente máximo do folk americano, Pete Seeger.
JM