sábado, 23 de fevereiro de 2008

Zeca, o professor solidário


“Não existe só o poder, a classe dominante, com o seu comportamento historicamente determinável. Existe também o consentimento de indivíduos que têm algumas responsabilidades intelectuais, ou políticas, com a atitude do deixar andar, que no fundo é uma atitude cúmplice. Eu tentei exprimir isso numa cantiga chamada “Os eunucos”. Isto é um país de eunucos”.

(de uma entrevista de Júlio Pinto, Jornal de Notícias, de 25 de Abril de 1985)

Não sei o que Zeca pensaria dos seus colegas professores que foram ao beija-mão ao engenheiro, enquanto outros se manifestavam, na rua, contra políticas arrepiantes. Conhecendo o que a casa gasta, aqueles, certamente revendo-se n’ “Os Eunucos”, serão os primeiros a terem uma avaliação positiva, pois, os lambe-botas, os apaniguados, os que têm cartão, enfim, os boys, estão garantidos.
Zeca seria como eu. Não pensaria nada porque aquilo lhe provocaria vómitos. E, enjoado, não estaria em condições para pensar. Porque para Zeca, como para mim, o que é nojento, é repugnante.



6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Xaninho: como tem sido teu hábito recente, embarcas na espuma da onda... Eu fui um dos que estive na sede do PS, no Rato, onde em 4 horas de reunião, tudo (mas mesmo tudo) foi dito a Sócrates e à Ministra da Educação. Logo, faz-me a gentileza de confiares que não fui a nenhum beija mão, tal como os 80 professores lá presentes. Também não me apercebi da arruaça que umas 20/30 terão feito quando Sócrates saiu do carro.Só me foi contado minutos depois do breve incidente. Assim, citando o Sérgio Godinho, dir-te-ei "cuidado Casimiro, cuidado com as imitações, ó Casimiro!"...
Abraço do pb.

alex campos disse...

Está-me a ver a fazer a gentileza a "socialistas"?
Parece que não me conheces.

samuel disse...

Imagino o que pensaria dos tais "colegas"...
Tenho a certeza do que pensaria desta ministra e deste governo.

Abraço.

Anónimo disse...

Se assim o queres, assim seja. Lamento, contudo, escorado na memória do tempo.
Passa bem.

Capitão Merda disse...

Viva o Zeca!
Que saudades...
Homens de uma só cara estão em vias de extinção!

alex campos disse...

Ainda somos muitos, felizmente, Capitão.