segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Legislativas: a Esquerda foi às cordas



A direita foi a grande vencedora do acto eleitoral de ontem, não há que escamotear. Colocou três partidos nos três primeiros lugares (PS, PSD e CDS), ficando os partidos de Esquerda com o quarto e quinto (BE e CDU). E em termos individuais o grande vencedor foi Paulo Portas, uma vez que com o CDS o partido socialista consegue formar uma maioria para governar, mesmo sem contar com os quatro lugares ainda por atribuir da emigração. O que deve doer ao BE, muito possivelmente derramadinho para experimentar o poder. Terá de ficar para outra ocasião.
Se bem que o Bloco conseguiu manter a dinâmica de crescimento à custa da Direita e que a CDU também tenha subido, em número de votos e um deputado, não gosto de “dourar a pílula” como ouço na televisão que a Esquerda tem a maioria. É já uma redundância que me aflige os miolos ouvir dizer que o “ps” é de Esquerda. Basta estar atento à sua governação. Se eu considerar o “ps” de Esquerda o que chamarei ao PSD, comparando os códigos de trabalho? Extrema-esquerda?
E se o “ps” se juntar ao CDS, parecendo o cenário mais plausível, não seria nada a que não estivéssemos habituados. Claro que terá que fazer algumas cedências, ao populismo de Portas, mas também nada que não esteja disposto a fazer, a até vem a calhar, dá nas vistas. Por outro lado, sem maioria absoluta terá que se entender também com o PSD, principalmente nas grandes questões como a revisão da Constituição, por exemplo.
Pronto, a Esquerda também teve uma vitória. Temo é que tenha sido uma vitória de Pirro.

1 comentário:

"manuel tiago" disse...

Sócrates mais quatro anos?
Ele não era o diabo em pessoa?
Interpretem os resultados como quiserem, agora a vitória de Sócrates ninguém a pode negar.
Por muito que custe a todos e muito especialmente ao PCP, que contínua a cantar vitória dizendo ser o responsável por retirar a maioria ao PS.
Meus caros, se os militantes do PCP forem um pouco mais humildes e aceitem que são um número quase insignificante no universo eleitoral, talvez para as próximas legislativas ganhem mais 30.000 votos.
Gostaria de formular uma pergunta ao autor do Blogue:
Será que em Portugal só cerca de 7.88% dos votantes é que estão certos?
Esta pergunta tem a ver com tudo o que tem escrito neste seu espaço.
Tente responder mas directamente, não se ponha com subterfúgios ou com ofensa verbal.
Até às autárquicas em que o PCP vai levar nova tareia, para poder novamente cantar vitória.