terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As ruínas do Fortim de Palheiros







fotos: alex campos
Por uma razão ou por outra, mais concreta ou mais abstracta, o Fortim de Palheiros está intimamente ligado ao reinado dos dois “manuéis”.
Quanto à sua construção, geralmente atribuída às forças de D. Miguel durante a guerra civil, há quem defenda que lhe é anterior, do período manuelino.
Em 1909, durante o governo de outro Manuel, o II, foi colocado em hasta pública e vendido a Joaquim Sotto-Mayor.
Numa posição naturalmente privilegiada em relação à povoação era usado para a defesa da costa. Constituído por uma bateria com 10 peças de artilharia cruzava fogos com o Forte de Santa Catarina e a Fortaleza de Buarcos, dispondo de uma Casa da Guarda.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1963 por decreto, o que, contudo, não impediu a sua degradação. Que foi aumentando com o avanço da especulação imobiliária, ou seja, da urbanização desenfreada, sobretudo com a urbanização da mata do Palácio Sotto-Mayor, durante o primeiro consulado dos “socialistas” na Figueira da Foz (1976/1997).

1 comentário:

prosasvadias disse...

ESTE EMBORA NÃO SEJA SÓ PARA QUEM VIVE E CONHECE A FIGUEIRA, REFLECTE CONTUDO O ESTADO DA CIDADE. RECORDO QUE FOI HÁ MUITOS ANOS QUE ME DESTE A CONHECER AS VENERÁVEIS RELÍQUIAS QUE AQUI TÃO BEM FOTOGRAFAS-TE PARA MEMÓRIA FUTURA. ABRAÇO DO