quarta-feira, 31 de março de 2010

Paulo Portas, José Sócrates, Goucha... e os padres

Augusto Alberto


"Dona Alice, Paulo Portas é Presidente de que Partido politico? Cds/pp, Partido Socialista ou Bloco de Esquerda?" …uma longa pausa e o Luís Goucha na falta da resposta, volta à pergunta. Então dona Alice, de que partido é presidente Paulo Portas? E a dona Alice e o silêncio. Dona Alice, não vê TV? E a Dona Alice, lá disse, não sei. Não sabe dona Alice…Talvez a segunda, disse a dona Alice. E o Goucha, aflitíssimo, porque sem querer, viu que levantou o tição da santa ignorância que nos queima. Então dona Alice, e o José Sócrates, é presidente de que partido? …do lado de lá do telefone, na sua cristalina voz, a dona Alice, disse: - apesar de ver TV, não sei. E o Goucha: - então dona Alice, não sabe quem é José Sócrates?
Dona Alice de facto, aparentemente, não sabe de nada. Mas eu não quero acreditar. Talvez saiba que vive com poucochinho, mas sempre dá para o safanço e nos intervalos das misérias aproveita para ver o programa da manhã do Goucha, e ainda arranja tempo para entrar nos jogos boçais com que se fazem os programas matinais. E desta vez, ainda por cima, teve de suportar o grito do Goucha. : - perdeu dona Alice, não ganhou o prémio. Foi uma pena D Alice, rematou. Dona Alice afinal carrega desde sempre este estigma e fardo. É uma perdedora. A dona Alice, e muitas outras donas e muitos de nós. Contudo, ainda acredito que a dona Alice, saiba de outras coisas, ainda que poucochinho, e siga outros conselhos. Talvez saiba onde é a Igreja da sua paróquia, mas não saiba, porque pouco sabe, que os padres da igreja de Roma gostam de meninos de pele de veludo.
Esta dona Alice, é preciso dizê-lo, vive no distrito de Braga. Braga onde há meia dúzia de dias o povo saiu à rua por uma causa. Zurzir no conselho de disciplina da Liga de futebol profissional, a propósito das severas penas aplicadas aos jogadores de futebol do Sporting de Braga, impedindo-o de utilizar as melhores armas na luta pelo titulo do foot, que em Maio fará do time das águias da capital, a coisa mais importante da pátria. Não sei se por lá esteve gente que sabe o que são paupérrimos salários, precariedade e desemprego, e a esse propósito, se alguma vez veio à rua. Se calhar, antes pelo contrário. Mas provavelmente tivemos ali gente que pela semana santa, suporta um andor ou segura no palio que resguarda o senhor cónego, que lhes dirá, em momentos muitos especiais, que para manter os cordeiros de deus no redil e esperar pela redenção no céu, é preciso votar no partido do senhor padre, ainda que esta dona Alice não saiba, na terra, quem são politicamente Paulo Portas e José Sócrates.
Mais uma vez ficamos a saber que aquilo que une muitos de nós é muito pouco e que o braço da ignorância é longo, ao jeito dos desejos dos poderes temporais e religiosos. Aliás, coisas assim, já eu tinha visto há mais de 40 anos. Como tudo, afinal, é tão certinho nesta Pátria tão amada.

2 comentários:

Marreta disse...

Excelente ovo da Páscoa, bem tirado e melhor servido, ***** estrelas.

Saudações do Marreta.

Guimaraes disse...

O mais engraçado (ou triste...) é que a senhora disse que Jerónimo de Sousa era presidente do...CDS!
Está confirmada a teoria da "coligação negativa"...