segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Europa vista de mais ao Sul

O escritor angolano Pepetela escreve na sua crónica da edição deste mês da revista “África21” que Berlim é a capital da Europa. Até aqui, tudo pacífico. Será até uma verdade de La Pallice. Mas o criador do detective Jaime Bunda acrescenta que os europeus ainda não sabem. Aqui discordo. Toda a gente sabe, os culpados, aqueles que ganham com isso. E os outros. Os que não têm capacidade de indignação. Da intelectualidade ou da imprensa estamos simplesmente conversados. Tudo finge. Tudo está em boas mãos.
Sobre a União Europeia Pepetela tem uma ideia nunca desenvolvida por aqui, refletindo embora o que realmente se passa e sente:
“De facto não há nenhuma unidade europeia, pois esta tem de se basear na solidariedade, que é coisa esquecida pelos europeus há séculos. Bastou a Grécia tremer financeiramente, para o dedo ser apontado aos países do sul da Europa, despesistas e incapazes de moderarem a sua apetência por ficarem de pança para o ar.”

(…) Nós, os do chamado Terceiro Mundo, não nos admiramos com essa atitude, conhecêmo-la há séculos. Os europeus é que esqueceram o seu próprio egoísmo, confiados na unidade de fachada. Só agora reparam que não têm defesa, adormecidos à sombra do guarda-chuva norte-americano, que não são uma união, mas um conglomerado de nações rivais, que nem sequer têm uma politica financeira comum e se atrasam economicamente. E que, se não se acautelarem, vão depender, como nós, do FMI.”

Bem, deixando-nos de coisas tristes, e passando à literatura, vou inventar: “O senhor Bunda carece de ir lá nos Portuga. Aqueles caso do friporte, do bpn, dos sucata, ele resorvia tudo.”

Sem comentários: