quinta-feira, 22 de março de 2012

O fascismo anda por ai

Augusto Alberto

É possível que o terror e um novo modo de inquisição estejam a ganhar maior dianteira? É possível, sim. Vejamos: a cada alteração das leis do trabalho, os trabalhadores ficam mais expostos a novos modos de terror social, disse o insuspeito director geral para as condições do trabalho. E António Borges, príncipe do pensamento liberal, não vê incompatibilidade entre tarefas de gestão no grupo Jerónimo Martins e as tarefas de presidente da comissão de acompanhamento das privatizações.
De qualquer modo a incompatibilidade existe, caro cidadão, se foi emigrante e recebe desse período uma pequena pensão a que soma outra pequena pensão a que honradamente tem direito, depois de anos de trabalho em Portugal. Por isso, se uma dessas pensões lhe for retirada, sem apelo, saiba que foi vítima de terrorismo administrativo. Mas como vê, o mesmo principio não se aplica ao Borges.
E em França, um louco, minado por rábulas racistas e inquisitórias, resolveu atirar sobre quem é judeu ou muçulmano. E agora convêm perguntar: Quem usa esses discursos inquisitoriais? Progressistas e Comunistas? Não! Para cá da direita caceteira, o próprio presidente Sarkozy, que para além de concubinagem com traficantes de armas, agora, após torcer o carácter, chora lágrimas de jacaré.
E vem aí o mundo em que os electrodomésticos que usamos, as roupas que vestimos, os talheres com que comemos e tudo o resto, pode ser identificado e localizado através de uma ligação à rede. David Petraeus, director da CIA, rejubila com os benefícios para a espionagem desta verdadeira revolução. Com efeito, os amados filhos de David, vão conceder a possibilidade de o homem comum recuar languidamente à escravatura e ao chicote. Contudo, se presume que tendo um popó, basta para fazer de si um homem livre, então veja como caracteriza o mundo um dos muitos pensadores que matutam sobre a vida e a espaços publicam umas coisas. Está em marcha uma sociedade ecofascista e ecototalitária.
Se fascismo é a ditadura terrorista do grande capital, é de aceitar, sim senhor, que o fascismo anda por ai.

Sem comentários: