quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O cavalo do inglês


Augusto Alberto

De tanto cortar na ração, para poupar no dinheiro, o inglês matou o cavalo à fome, e quando deu por isso, disse: “logo agora, que te estavas a habituar.”
Mas se o cavalo do inglês morreu com fome, alguns cavalos na Grécia, bem pelo contrário. O actual secretário-geral do Partido Socialista Grego, Evangelos Venizelos, teve conhecimento em 2011 de uma lista com nomes de 1991 pessoas que têm dívidas monstruosas ao fisco grego, mas guardou-a…tal como uma outra, com os nomes de 36 políticos suspeitos de enriquecimento ilícito. Para não ser obrigado a actuar no período que em foi Ministro das Finanças, escudou-se na arenga do segredo bancário, e na necessidade de evitar fugas de capitais. O jornal grego Ethnos, cita ainda, que o documento inclui empresas de construção naval, nomes de homens de negócios judeus, outros homens e mulheres do mundo dos negócios e também um antigo dirigente do partido Nova Democracia, que está à frente do actual governo grego.

Venizelos e os restantes consiglieri do Pasok e da Nova democracia são gordos, e o “nosso” Paulo Portas, tem também no largo do Caldas cavalos gordos a quem o cheiro a tinta das notas faz relinchar.
A propósito, relinchemos com esta saborosa notícia: Foi aos molhos, que funcionários da sede nacional do CDS-PP, levaram nos últimos dias de Dezembro de 2004 para o balcão do BES, na Rua do Comércio, em Lisboa, um total de 1.060.250 euros, para depositar na conta do partido. Em apenas quatro dias, foram feitos 105 depósitos, todos em notas, de montantes sempre inferiores a 12.500 euros. Em paralelo, em Espanha, como a justiça democrática e burguesa sabe, que só a cavalo gordo tudo o que se lhe dá ao dente deve ser dado, e a cavalo magro só o chicote, no dia 18 de Setembro, a polícia informou que a entrada de dinheiro nas contas abertas pelo movimento 25-S, teve um papel decisivo na organização dos protestos contra a austeridade e o Governo. Um facto que, sustenta a polícia, pressupõe um possível crime de associação.
Pelos factos aqui assinalados, Jacinto Leite Capelo Rego, Abel Pinheiro e Portas, Venizelos e Mariano Rajoy, estão felizes porque têm cumprido com zelo, inteligência e rigor, o que se pede a um verdadeiro Consiglieri.
Eles sabem que não se deve desiludir um vero capo, a quem deverá ser evitada a morte como a do cavalo do inglês.

Sem comentários: