quarta-feira, 27 de março de 2013

Telegráfico


Augusto Alberto

O exórdio deputado socialista Eduardo Cabrita, num texto escrito num jornal diário, dá como burlesco a eleição de um presidente comunista em Chipre. Eduardo flanqueia o voto democrático. Para ele, democrático, é o voto que o elege, mais à seita que dá corpo á rotatividade. Burlesco é um voto num comunista.
Quer-me parecer, pela pinta, que Eduardo nunca recusou um sonoro riso perante as patranhas que davam como provado o facto de os comunistas comerem criancinhas ao pequeno-almoço e darem injecções atrás das orelhas dos velhinhos. A vida prova que as patranhas não passaram disso mesmo, mas foram, todavia, muito úteis.
Certo, é que quem anda a matar as criancinhas à fome e a matar os velhinhos por falta de aconchego, são as políticas desgraçadas desenhadas pelo Partido Socialista e os comparsas da alternância. Perante os factos, sejamos claros, o Partido Socialista trinchou na palavra socialismo, retalhando a esperança. Só alguém, desde os pais fundadores, aos actuais, com fraco compromisso social, apresenta um documento como o PEC IV, como resumidamente se comprova, e que foi o prenúncio do que adiante veio e não pára, que ninguém com prefeito tino social poderia aprovar. Mas é importante ainda que se diga. Que se votou contra este nefasto PEC, sim senhor, mas não se votou o derrube de José Sócrates. José Sócrates foi embora porque quis, depois dos banqueiros acharem no momento, que melhor “preto” se perfilava. Aliás, manobra alterna e idêntica se prepara.

-Sobre o salário e o salário mínimo …não existe qualquer compromisso de aumentos para o futuro…diminuição do nível de salários oferecidos que obrigam à aceitação do posto de trabalho…forte contenção salarial.
 - Sobre as pensões …é caracterizado pela contribuição especial aplicada às pensões acima de 1.500 euros, que contarão com cortes semelhantes aos aplicados nos salários do Estado. Juntando esta medida ao congelamento geral das pensões…aceleração da convergência do regime pensões da C.G.A. com o regime geral de segurança social…
- Sobre o IVA … alguns dos produtos taxados a 6% podem passar para a taxa intermédia de 13%, e os da taxa intermédia para a taxa normal …de 23%.
- Sobre o subsídio de desemprego… rever as regras de acesso à prestação…consoante a idade e a carreira do beneficiário.
- Flexibilidade laboral… aumento da flexibilidade laboral, (mais precariedade).
- Na saúde… Reorganização das urgências nas áreas metropolitanas…para reduzir os gastos…no SNS… contratação de recursos humanos através de empresas…racionalização de despesa com medicamentos, material clínico e meios complementares de diagnostico e terapêutica.
- Na habitação …Os novos créditos à habitação vão perder os benefícios fiscais a partir de 2012.
- Privatizações…O Governo vai antecipar…várias operações de privatização que estavam previstas para 2013. CTT, ANA, C.P Carga, TAP, REN, (o que dá lucro).

Cá está a desmistificação do PEC IV. Cá está, em como o fazer para o Partido Socialista, é o mesmo que o fazer para o PPD e CDS. Cá está, em como o socialismo assim que entrou no Rato, foi metido na gaveta e depois, logo entraram os ratos, que roeram a madeira e os papéis. Sejamos claros e definitivos. O anti-comunismo é a massa de que se alimentam os dirigentes socialistas e alguma da sua base eleitoral e militante. E para os esquecidos lembro coisas semelhantes, como o lastimável retrocesso verificado no sistema de saúde britânico, por força do thatcherismo, como comprovam os últimos factos. Em Portugal, mais ou menos. Há longos anos que das rosas, nos calham os espinhos, enquanto as pétalas, poucos as abocanham.

Sem comentários: