sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vantagem moral e social


Augusto Alberto

 
A escrita de João Ubaldo Ribeiro é das melhores das Américas. Ubaldo Ribeiro, é Prémio Pessoa. Viva o Povo Brasileiro, é a obra principal. E no romance “O Feitiço da Ilha do Pavão” atinge o píncaro do hilariante, com a cena que descreve a noite em que se dá por achado o feitiço, porque o mestre de campo, Borges Lustosa, se deslocou à casa paroquial para dispor do padre Tertuliano, posto a quatro, contudo, imprevidente, o segredo ficou na boca do índio Balduíno, meio escravo mas de boa prosápia e melhor colhimento, à força manter o segredo e viver os restos dias na abundância.
Garcia Marquez e Jorge Amado são de outra paisagem. De cariz urbano. “Amor em tempos de cólera” e “Quincas Berro D’água”, devem ser lidas, porque falam do amor, no primeiro, sereno, no segundo, desbragado.
Também me agrada a escrita de Vargas Llosa, prémio Nobel da Literatura e lapidado reaccionário. Llosa, bem tenta mas não consegue desenhar um quadrado fora do círculo. Tanto denuncia o liberalismo selvagem como de seguida se enredar na volúpia do preconceito e afronta a história, porque espera que se auto regenere. O seu “Sonho do Celta”, é contudo um bom romance.
Roger Casement, irlandês e cônsul britânico, leva quase toda a sua vida a denunciar, na passagem do século XIX para o XX, as atrocidades da escravatura sobre negros e índios, tanto em África como nas Américas. Sobretudo no Perú. Foi vítima do seu impulso humanista e libertário, a favor da causa irlandesa. É enforcado pela coroa britânica, por traição e também por intolerância homofóbica.
Entretanto, apesar de estarmos num tempo em que parece impossível, de sopapo, chegam novas notícias da escravatura. Informa o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que, durante o ano 2012, 2.849 trabalhadores foram resgatados de situações análogas às dos escravos no século XIX. Um aumento de 14% face ao ano de 2011. Os escravos chegam predominantemente, da Bolívia, do Perú, (ainda!), do Paraguai e do Haiti. Será desejável que alguém decida usar o computador e aproveite este material abundante, e escreva sobre a escravatura do século XXI, à moda do século XIX, ainda por cima, se essa escravatura ocorre num dos países de maior crescimento no conjunto da economia global deste século?
De todo o modo, mesmo que fiquemos somente pela notícia, há um lado que me fascina. Ali por perto, em Cuba, não existe o material abundante, que aqui se descreve, provando afinal, em como a Ilha, apesar de pobre, leva vantagem politica, social e moral. Pois é! O preconceito é tramado. Tanto pode dar para ficar à mercê do diabo, como para ficar em posição de 4, como sucedeu ao padre. É a vida.

Sem comentários: