segunda-feira, 24 de junho de 2013

Stalinistas e atavismos

Augusto Alberto
    
Depois que D. Teresa deitou ao mundo Henrique, outras mães deitaram perigosos filhos. Sectários e “stalinistas”. Que nunca agradaram è elite, que está ciente que o leite escorrega direito, da teta à boca. Alguns estiveram quase atados para as fogueiras, outros, foram corridos pelos esbirros ao serviço dos próceres, organizados no estado superior, a que chamamos fascismo e hoje se chama democracia. Sempre reconheci nos “stalinistas” de Portugal, ao longo dos séculos, inteligência e coluna direita e para qualificar os que perderam a bússola ou nunca a tiveram e passam a vida a catar o vento, nada melhor do que citar Jorge de Sena, para deixar claro como se apresenta a corja na Nação: “No reino da estupidez”… a incoerência é, na maioria dos casos, o estado normal das consciências…
E para qualificar o Povo e a Pátria, avancemos com António Vieira… oh, quem pudera retumbar em Portugal com voz de trovão, os Portugueses adormecidos…e no ”Sermão do bom ladrão”… nem os reis podem ir ao paraíso sem levar consigo os ladrões, nem os ladrões podem ir ao inferno sem levar consigo os reis…
E agora com Gil Vicente…”auto da barca do inferno”… anjo”…que quereis? “Fidalgo”…se a barca do paraíso é esta em que navegais?...sou fidalgo de solar, é bem que me recolhais. “Anjo”…não se embarca tirania neste batel divinal…essoutro vai mais vazio…ireis lá mais espaçoso, vós a vossa senhoria, cuidando na tirania do pobre povo queixoso…”diabo”…entrai meu senhor, entrai...
E agora Manuel Maria du Bocage… Reclama o teu poder e os teus direitos…
E avancemos com Pessoa. “Sobre a república” …a revolução constitucional não foi feita em a favor da burguesia Portuguesa, mas em favor da burguesia europeia. (actualizando, a alemã) … ”sobre o ditador Afonso Costa”…aquilo é uma besta! Empurrámo-lo ao poder e agora fere-nos, estando nós por detrás dele. (actualizando, Cavaco e os amigos). “Sobre outro ditador”, António de Oliveira Salazar…Três nomes em sequência regular. António é António. Oliveira é uma árvore. Salazar é só apelido. Até aí está tudo bem. O que não faz sentido, é o sentido que isso tudo tem…Coitadinho. Do tiraninho! O meu vizinho. Está na Guiné. E o meu padrinho. No Limoeiro. Aqui ao pé. Mas ninguém sabe porquê…Mas enfim é. Certo e certeiro. Que isto consola. E nos dá fé. Que o coitadinho. Do tiraninho. Não bebe vinho, Nem até café.
E com Eça e Ortigão. “As farpas”…sobre a emigração… nós emigramos pelo mesmo motivo que o grego emigra – a necessidade de procurar longe o pão que a Pátria não dá. E sobre o povo…é um boi que em Portugal se julga um animal muito livre, porque lhe não montam na anca, e o desgraçado não se lembra da canga! … E sobre os escroques e a fome…Sempre que um pobre se aproxima com a mão estendida de sua majestade o rei, de sua majestade a rainha, de suas altezas os infantes, é preso… Bem te conhecemos desgraçado… E sobre o País…lá fora Portugal é conhecido pela laranja…
E como a elite não mudou e continua escroquemente lampeira, a chupar sem percalços nas tetas, enquanto o povo continua a acreditar que o pão e o leite chegarão celestiais, acabo dando nota da prisão de …”foi mandado para este Mosteiro pelo Tribunal do Santo Ofício o célebre poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, bem conhecido nesta corte pelas suas Poesias e não menos pela sua instrução”.

E no tempo que corre, como dava jeito a alguns filhos da mãe nova caça aos sectários “stalinistas”, que teimam em pensar e ter a coluna direita. 

Sem comentários: