terça-feira, 22 de outubro de 2013

O “aranha negra”


Considerado pela FIFA o melhor guarda-redes de todos os tempos, representou apenas uma equipa ao longo de duas décadas, de 1949 a 1971. Lev Yashine só vestiu duas camisolas, a do Dínamo de Moscovo e a da selecção da União Soviética.
Eram outros os tempos, e, aquele que foi o único guarda-redes, até hoje, a receber a bola de ouro (1963), recusou propostas milionárias.
Ex-guarda-redes de hóquei sobre gelo, Yashine aceitou um convite para representar o Dínamo. Mas a condição, quase vitalícia, de suplente fê-lo ponderar o regresso ao gelo. Não o fez, e os pontos mais altos de uma carreira, em que defendeu mais de 150 penalties, foram o título olímpico em 1956 e o Europeu, quatro anos mais tarde.
Representou o país em 4 edições do mundial (58, 62, 66 e 70).
Ficou conhecido por “aranha negra” devido ao equipamento preto que, invariavelmente, usava. “Gato voador” ou “polvo”, foram outras alcunhas com que foi agraciado.
Fã do futebol brasileiro, guardou as luvas aos 42 anos, em 1971, começando a trabalhar como professor de educação física e treinador de classes de formação.

Lev Ivanovich Yashine faria hoje 84 anos. Faleceu na sua cidade natal, Moscovo, em 20 de Março de 1990.

Sem comentários: