terça-feira, 23 de outubro de 2007

O primeiro post

Apesar da actualidade poder não o dar a entender, a Figueira da Foz sempre teve uma vasta tradição desportiva.
Nos finais do Século XIX, assiste-se à fundação da Associação Naval 1º de Maio, do Clube Ginástico, do Ginásio Clube Figueirense, da Associação Naval Figueirense e de outras colectividades.
O escritor Romeu Correia, na sua biografia de José Bento Pessoa: “E, assim, esta cidadezinha meridional depressa se torna na terceira potência desportiva do País. (…) A vitalidade desportiva progride sempre, pois, a par do remo, da ginástica educativa e aplicada, da esgrima, surgem secções de ciclismo, futebol, tiro, hipismo e pedestrianismo.”
Até aos dias de hoje, com estruturas ou sem elas, suficientes ou insuficientes, a juventude figueirense tem tido um comportamento meritório em provas nacionais, a avaliar pela distinção que a CMFF faz todos os anos aos atletas que conseguem um dos 3 lugares do pódio.
Deles iremos falar, divulgar o que fazem e como o fazem, sem esquecer outros que através dos tempos têm honrado a sua cidade.
Iremos, então, neste espaço, recordar a juventude de ontem e conhecer a juventude de hoje.

10 comentários:

Capitão Merda disse...

Bem-vindos à "blogosfera"!

Capitão Merda disse...

Ah, e obrigado pelo "link".
Vou retribuir o gesto.

alex campos disse...

Obrigado eu, Capitão. Temos é que practicar (com ç, que se lixe o acordo ortogr, orto quê?)desporto.
já que a vida tá dura pra outras cousas.

Capitão Merda disse...

Também acho, Alex.
Vou estar atento aos vossos "posts"...

carlos freitas nunes disse...

Não é todos os dias que nascem aldeias hoje em dia. É só cidades e dormitórios. Bem vindo à Blogo Alex. Não prometemos fazer muito exercício, prometemos sim aparecer pela aldeia.

Anónimo disse...

Esclarecendo:
Basicamente, foram 5 os Clubes e por esta ordem cronológica:
Associção Naval Figueirense - 1866
Club Moderno - 24/12/1880
Club Gymnastico - 07/1889
Associação Naval 1º de Maio - 01/05/1893
Club Gymnsio Velocipédico Figueirense - 01/01/1895 (Ginásio Clube Figueirense a partir de 01/01/1896)
É provável, embora não tenha dados que o concretizem, que o Club Moderno e sobretudo o Club Gymnastico, tenham sido os antecessores do actual Ginásio Clube Figuirense (se for preciso, explico porquê).
Contrariamente ao suposto, a Associação Naval Figueirense não tenm nada a ver com a Naval 1º de Maio.
Cumprimentos

alex campos disse...

Ao anónimo:
Não tenho dados alguns sobre a Associação Naval Figueirense, a não ser, claro, a referência à instituição. Mas por curiosidade (jornalística ou histórica)seria interessante saber algo mais, bem como sobre a hipotética junção do clube Moderno com o Ginástico.

Anónimo disse...

A Ass. Naval 1º de Maio sucedeu à moribunda Associação Naval Figueirense mas tinha um matriz social perfeitamente distinta. Esta última, organizava festas e regatas por altura do s.joão e pouco mais;era uma Associação aristocrática contrarariamente à essência da Naval 1ºde Maio.
O Clube Moderno teve vida efémera.O Club Gymnastico teve alguma vitalidade mas é curioso que quando se funda o Gynmnastico Velocipedico a sua acção era diminuta.Duas razões(?):a popularidade da velocipedia (ciclismo) então;uma diminuição da euforia pelos exercícios ginásticos e a degradação de equipamentos. O que liga estes 3 clubes:a)Terem tido sempre os baixos da Assembleia Figueirense como sede b)O meio social de onde provêm c)Terem havido pessoas comuns ligadas aos clubes, nomeadamente ao club Gymnastico e ao Ginasio Velocipedico.
A minha teoria (embora não tenha dados é a seguinte): o Club Gymnastico Velocipedico Figueirense fundou-se a partir da velocipedia e da agregação das pessas ligadas ao club gymnastico. Daí o nome e o facto de se encontrarem responsáveis pelo cube anterior na própria direcção e como primeiros associados;por outro lado o próprio nome e a natureza dos seus estatutos: pretendia ser uma clube eclético e incorporou o nome "Gymnastico" e "Velocipedico"; por último,o próprio emblema do clube. Terá sido uma fundação ou uma co"continuação" de um clube ?
E porque terá alterado o nome 1 ano depois para o actual ginasio clube figueirense? A minha teoria é o seu carácter eclético e as boas relaçõe que tinha com o maior e mais ecleético clube português de altura: o Ginásio Clube Português. Por outro lado, as modalidades que o GCF praticava o ginásio clube português tambám as tinha. sintomatico ?
Não há documentação que o prove mas parece-me uma teoria fundamentada.

alex campos disse...

Ao anónimo:
Só posso agradecer.

Anónimo disse...

[url=http://vioperdosas.net/][img]http://sapresodas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]music software downloads, [url=http://vioperdosas.net/]acdsee distributed with scanner[/url]
[url=http://sapresodas.net/]how to price software[/url] pro discount software www microsoft software
windows vista torrent [url=http://sapresodas.net/]2009 oem software[/url] does software update store
[url=http://vioperdosas.net/]adobe com software[/url] download microsoft office 2003 iso
[url=http://sapresodas.net/]were to buy software[/url] Leopard Retail Price
software stores uk [url=http://sapresodas.net/]photoshop illustrator & indesign version cs3 for mac[/url][/b]