quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jesus Correia, um violino


Jogou futebol e hóquei em patins em simultâneo, até aos 28 anos, quando preteriu o primeiro por imposição do Sporting, e dedicou-se em exclusivo ao segundo, no seu Paço d’Arcos.
Integrou a famosa equipa dos Cinco Violinos e venceu 7 campeonatos nacionais e 3 Taças de Portugal. Jogava a extemo-direito e, em 315 jogos com a camisola do Sporting, marcou 254 golos.
No hóquei em patins foi por 8 vezes campeão nacional e por seis vezes venceu o Campeonato do Mundo.
Jesus Correia nasceu em Paço d’Arcos em 3 de Abril de 1924 e faleceu a 30 de Novembro de 2003.
Não será raro, mas também não são muitos os atletas que se distinguem em modalidades distintas. Menos, são ainda os que são campeões nacionais em duas modalidades.
Há, contudo, um atleta figueirense que se sagrou campeão nacional em duas modalidades diferentes, e já agora, por clubes diferentes.
Tentar adivinhar quem foi pode ser um engraçado passatempo. É o desafio que a “aldeia” lança aos seus visitantes. Sem prémio, aqui o importante é competir, como dizia o antiquado, mas de boa memória, Charles Pierre Fredy, mais conhecido pelo título de Barão de Coubertin. Divirta-se. Dentro de dias ele aqui será apresentado. Uma pista: não foi futebol nem hóquei em patins.

2 comentários:

carlos freitas nunes disse...

Álvaro Dias?

Anónimo disse...

Augusto Alberto, Maratona e Remo?