sexta-feira, 11 de junho de 2010

O grande circo: alguns palpites

Começa hoje à tarde o 1º campeonato do mundo de futebol realizado no continente africano.
Pese embora a poderosíssima capacidade alienante que o futebol-espectáculo tem, sempre quero deixar aqui alguns palpites sobre os possíveis candidatos à vitória final.
È justo fazer uma declaração de interesses: neste certame sou sempre pela “canarinha”. Ainda para mais os “palancas negras” quiseram dar-se a excentricidades e não conseguiram o apuramento para o torneio sul-africano.
Vamos, então, aos favoritos. Em meu entender só haverá surpresa quanto ao vencedor se este for uma selecção fora dos 7 seleccionados que apontarei.
E destes, 5 (Brasil, Argentina, Itália, Inglaterra e Alemanha) já conquistaram o troféu. Excluo o Uruguay e a França. Não vejo os franceses, malgré o meu francolifismo, capazes que chegar tão longe, e não estou influenciado pelo facto de se terem apurado através de uma arbitragem à portuguesa.
As outras duas que não representarão surpresa alguma se chegarem à vitória final são as duas selecções ibéricas, Portugal e Espanha. A primeira foi semi-finalista há 4 anos e tecnicamente é uma das melhores do mundo, a segunda é campeã europeia, com mérito e com classe, o que constitui um forte cartão de crédito para o favoritismo.
Não me esqueci da Holanda, sempre uma selecção forte, só que não faço a mínima ideia de como se encontra pois não a vejo jogar há algum tempo, como também devo dizer que gostava de ver uma selecção africana a chegar um pouco mais longe do que tem acontecido. Acho difícil, mas tudo pode acontecer, a bola é redonda como dizia o outro.
E uma final Brasil-Costa do Marfim?
Deixemo-nos de tergiversações. Venha de lá o hexa.

3 comentários:

Marreta disse...

A Laranja Mecânica regressou, está na sua potência máxima - futebol demolidor e espectacular. Tanto assim que apostei 50.000 euros retirados do meu plano poupança reforma na bolsa de apostas Betadine.
Quanto ao hexa, penso que vai ter que ficar para daqui a 20 anos. O Brasil tem provavelmente a pior selecção de sempre. Atenção aos "outsiders" Uruguai e Chile. A Alemanha é sempre um crónico favorito e a minha selecção preferida, mas está longe do futebol total das décadas de 70/80/90. Itália, Inglaterra e Espanha não vão lá. A França pode ser uma surpresa, ao contrário do que a maioria pensa. A Argentina é um caso idêntico ao de Portugal, tanto é capaz do melhor como do pior. As selecções africanas vão ser todas elas uma autêntica desilusão.
Saudações do Marreta.

alex campos disse...

A Alemanha foi a mais infeliz das selecções no que diz respeito a lesões, mas os alemães já demonstraram que são sempre competentes.
Não estejas tão "optimista" em relação ao Brasil.

um abraço

samuel disse...

Aposto que vai ganhar... alguma. Por mim estará muito bem. :-)

Abraço.