quarta-feira, 2 de abril de 2008

As petas do 1º de Abril

Comemorado desde meados do século XVI, terá tido início em França, o Dia das Mentiras.
É um dia especial em que, já enraizado na comunicação social, quer jornais, rádios e televisões aproveitam a oportunidade para enganar os mais distraídos, com notícias não notícias, inventadas, muitas delas mirabolantes.
Ontem publicamos duas mentiras. A primeira, é claro que a pistola de João Costa não demora tanto tempo a ser reparada e estamos em condições de dizer que já está pronta. Que estou eu a dizer? Esta coisa das mentiras parece que vicia, até pareço um engenheiro.
Bem, o acidente com a pistola foi todo inventado. O que é verdade é que estamos a torcer para que as coisas corram bem ao atirador navalista, uma vez que é uma disciplina de alta precisão, em que por um milímetro tanto pode ir buscar uma medalha como ficar fora do pódio. Que tenha o que é preciso nestas situações, um pouco de sorte, pois vai competir com o lote dos melhores do mundo. Mas que não falhe um, é o nosso desejo.
A outra mentira foi o apuramento de uma tripulação ginasista de remo para os jogos. O que infelizmente, apesar de ser o que desejaríamos, não é verdade. Não que o remo português não seja competitivo, atestam os bons resultados em campeonatos do mundo e regatas internacionais, mas outras condicionantes impedem, para já, tal desiderato. Entre elas a estrutura física dos povos é primordial.
Não sendo propriamente alheio ao fenómeno desportivo sei que há países, as potências da modalidade, que estão já a captar futuros atletas com mais de 1,90 m com vista aos jogos de 2012. Convenhamos que não somos muitos com essa estatura. Mas lá iremos, tanto que já tivemos remadores portugueses, e entre eles, figueirenses, do Ginásio e da Naval, que falharam por pouco o apuramento para uns jogos.
De toda a maneira, os resultados nacionais do double-skull que referimos são verdade.

Por outro lado, brincadeiras à parte, também ontem fez 12 anos em que a Cultura portuguesa ficou mais pobre ao perder um dos seus mais lídimos representantes.

Sem comentários: