sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Da liberdade de expressão e das virgens ofendidas




Dificilmente se acredita na inocência do “ps”, ou de quem lhe quis fazer o jeito, no caso da suspensão do Jornal Nacional da TVI.
Pode o “ps”, e tem toda a legitimidade para o fazer, dizer-se vítima destas circunstâncias, mas nunca escapará de uma representação de virgem ofendida e não enganará muita gente. Será, isso sim, vítima de si próprio.
Pelos antecedentes que ostenta, pela arrogância, pelo décit democrático que caracteriza o seu modus-vivendi, são inúmeros os casos de atropelos à liberdade de expressão e de informação.
Desde a famosa e taxativa frase do patrão da MotaEngil e dos contentores de Lisboa que ainda está na memória das pessoas que a não têm curta “Quem se mete com o “ps”, leva” ao caso de uma jornalista, da Covilhã salvo erro, que há uns anos foi detida por não querer revelar uma sua fonte.
O presidente da Junta da Freguesia da Tocha organizou, numa iniciativa notável, uma série de palestras sobre os “25 anos do 25 de Abril”, em 1999. Assisti à subordinada ao tema da comunicação social e liberdade de informação, em que estiveram presentes vários jornalistas dos mais importantes órgãos de comunicação social do país.
Lembro-me que sobre o caso da Covilhã, o jornalista do Expresso, Manuel Marinho se a memória não me falha, aludindo às alterações da lei da imprensa considerou haver actualmente menos liberdade de imprensa que no tempo de Marcelo Caetano.
Isto no tempo de Guterres. Agora com Sócrates, com maioria absoluta, muito mais radical, arrogante e autoritário, de que é que nós, ou a Manuela Moura Guedes, estávamos à espera?
Tudo perfeitamente normal!!!
Até dá para imaginar se eles ganhassem novamente o poder, não dá?

1 comentário:

Anónimo disse...

E o vil afastamento do Donaltin do programa da manhã da SIC ? Ninguém denuncia esse atentado anti-democrático? Só a Boca Guedes merece a solidariedade piedosa da malta?