segunda-feira, 1 de junho de 2009

A comunicação social figueirense, outra vez

Esta tarde, uma iniciativa da CDU com João Ferreira, o segundo nome da lista concorrente às eleições europeias de domingo próximo, constou de uma viagem de comboio de Coimbra à Figueira da Foz.
Durante a viagem e nas duas estações, a de embarque e a de desembarque, o candidato falou e ouviu os utentes dos caminhos de ferro. Isto porque o pretendido era aprofundar o conhecimento da situação de degradação da qualidade dos serviços de transporte ferroviário através do contacto com a comissão de utentes e com a população em geral. Deve-se dizer também que a CDU tem insistido na necessidade de investimentos na modernização das linhas existentes e de algumas entretanto encerradas – tendo mesmo o PCP feito propostas de inclusão de verbas em PIDDAC com esse objectivo.

O que interessa é que no final estava convocada uma conferência de imprensa, na estação da Figueira da Foz, para o candidato relatar a sua experiência e as queixas dos utentes e colocar-se à disposição das perguntas dos senhores jornalistas. Mas aconteceu o inacreditável: nenhum jornalista compareceu. O que não abona em nada a seu favor. E não vou tecer mais considerações nem nenhumas suposições. Deixo-as ao critério dos leitores deste humilde blogue, por respeito à sua inteligência.
Só quero acrecentar que acho indigno de uma comunicação social que gosta muito do que gosta, não tenho nada com isso, mas por causa disso chateia-me que copiem textos e fotos, como tem acontecido com este blogue, sem pedirem autorização ou citarem a fonte.
Agora permitam-me que utilize o título de um livro do filósofo inglês Colin McGinn, só para desopilar:
“Não me fodam o juízo”. É que também já "brinquei" ao jornalismo, e se o não levarmos a sério desrespeitamo-nos a nós próprios.

9 comentários:

Fernando Samuel disse...

Aposto que se fosse o Portas (qualquer deles) estavam lá os jornalistas todos...

Um abraço.

alex campos disse...

Também eu aposto. E ganhavamos.
Um abraço

Guimaraes disse...

Os rapazes tiveram medo.
Não se lembram que uma passageira foi identificada pela PSP só por passar um abaixo-assinado no comboio?
Uma conferência de imprensa é muito mais grave e os jornalistas seriam obviamente coniventes.
No mínimo não se livravam de uns meses de preventiva!!!

Anónimo disse...

Isto é tudo um grande complô entre jornalistas incompetentes, povo estúpido etc. só para lixar o PCP, caramba!

zé manel disse...

Ó anónimo e tu se não fosses imbecil o que serias?

Anónimo disse...

De facto, que pobre e humilde criatura serei eu, indigno mesmo de viver, perante tal zé manel e outros seus ínclitos camaradas! Com esse comentário vi a luz e fiz promessas de buscar o caminho único e verdadeiro! Avante!

alex campos disse...

E se elevassem o debate?

Anónimo disse...

Não isto não é um complot como alguem escreveu, tentar enxovalhar, achincalhar, porque esta noticia não rendia uns cobres para alimentar os pasquins locais.Aliás alguns sobrevivem, como diz o autor deste blogue, de cópias descaradas do seu blogue, por inépcia em citar fontes, coisa estranha no jornalismo e da secção de necrologia. O resto das páginas são favores que se fazem a amigos, empresas e correlegionários e pagadores de uns copitos e de uns rissóis.

Anónimo disse...

Na segunda-feira à tarde?

Com a agenda que há muito era conhecida? (aniversário do CAE, Reunião de CMFF, iniciativas no âmbito do dia da criança)

Só quem não conhece a realidade dos jornais e rádio locais (leia-se nº de jornalistas ao seu serviço) se lembra de marcar uma conferência de imprensa para tal dia, a tal hora, com a quantidade de iniciativas em simultâneo.

A não ser que, ao estilo da antiga URSS, tudo gire em torno do/a PCP/ CDU. Já agora, porque não começam os senhores a fazer a agenda dos jornalistas em jeito de Jornal do Avante.

Argumente contra aquilo que bem entender. Mas faça-o com seriedade e justiça. Ficava-lhe bem nesta matéria.