quarta-feira, 14 de abril de 2010

Taça de Portugal: algumas curiosidades


O futebol pode ser visto como um reflexo da sociedade em que está inserido. Estas curiosidades ajudam a perceber a macrocefalia do país.
Com o Desportivo de Chaves no Jamor, na final da Taça de Portugal, é a segunda vez, nas 70 edições já realizadas, que uma equipa do interior marca presença. A primeira aconteceu quando o Sporting Campomaiorense, na época 98/99, foi derrotado pelo Beira-Mar, por 1-0.
Por um outro prisma, só por 4 vezes não estiveram na final equipas de Lisboa e/ou Porto.
Além da que referi, o SC Braga e o Vitória de Setúbal em 1966 (vitória dos minhotos por 1-0, num percurso em que eliminaram, salvo erro, Sporting, Benfica e Porto) e 1967 (vitória dos sadinos por 3-2) e o Estrela da Amadora que derrotou o Farense por 2-0, na época 89/90.
Na primeira edição, em 1939, a Académica derrotou o Benfica por 4-3.
Desta vez, como aqui disse, vou torcer pelos trasmontanos.
E venha de lá a taça.

3 comentários:

Márcio Pereira disse...

Caro amigo, desculpe mas o seu post contem alguns erros.
O Campomaiorense estava na 1ª divisão quando chegou á final.
O Leixões em 2000/2001estava na 2divisão B quando chegou á final e com esse feito é a única equipa europeia a estava numa competição da UEFA quando militava no terceiro escalão do seu pais

alex campos disse...

Sr. Márcio
Se reparar bem não tenho qualquer erro no post.
Refiro-me ao Campomaiorense como equipa do interior do país, e esta final é a segunda que conta com tal performance de uma equipa do interior.

Márcio Pereira disse...

ok tem razão...