terça-feira, 11 de maio de 2010

Do futebol como vaselina

Ainda que aparentemente para as duas equipas, Naval e Académica, estivesse tudo decidido, não era bem assim. O último jogo do campeonato tinha importância extra para a equipa figueirense. Além de se tratar de festejar, diante do seu sempre reduzido público a melhor classificação de sempre, existia a possibilidade real da Associação Naval chegar ao 6º lugar da classificação.
Mas dos habituais 700/800 espectadores que durante o ano frequentavam o José Bento
Pessoa compareceram, segundo leio na imprensa, cerca de 200.
Isto deve-se a uma triste realidade. Os portugueses têm 3 clubes da sua simpatia e ficou-se a saber que os ausentes do Bento Pessoa são benfiquistas que preferiram festejar o título em casa, via televisão. Portugal é o único país do mundo a ter 3 clubes de futebol de expressão nacional. Resquícios que vêm dos 48 anos de salazarismo.
Penso que a única excepção é a cidade de Guimarães, onde os 3 clubes juntos estão, sem dúvida alguma, em minoria. Digo isto com um certo orgulho, uma vez que a minha costela minhota é vitoriana.
Claro que os adeptos do pontapé no coiro ficam felicíssimos quando ganha um grande e festejam em todo o país, mas que traduz uma triste realidade, lá isso traduz.
Não há regionalismos absolutamente nenhuns, e quer em Faro, Chaves, Évora, Covilhã, Aveiro ou Coimbra a equipa representativa no coração dos adeptos é um dos chamados 3 grandes. Mesmo em Braga, onde as coisas talvez comecem a mudar, embora lentamente. Ainda houve bracarenses que festejaram o título do Benfica e há uns anos li uma entrevista com um director “arsenalista” a confessar o seu benfiquismo.
O povo aderiu em massa à vitória do Benfica. Unanimidade absoluta, pois até o governo se associou e aproveitou para umas medidazinhas menos populares, quer dizer, aproveitou os festejos como vaselina para o que aí vem. A subida de impostos, ou a retenção de uma parte do subsídio de Natal, por exemplo.
Mas que o Benfica é grande temos que reconhecer. Enorme mesmo. Já da última vez que foi campeão foram aprovadas as taxas moderadoras do SNS.

Sem comentários: