domingo, 9 de maio de 2010

Um apelo de um homem solidário

Conheço Olímpio Fernandes há muitos anos. Não partilha comigo as mesmas convicções, mas partilha, seguramente, os mesmos valores, como a solidariedade, a amizade, a preocupação pelos outros.
No seu blogue faz um apelo para que ajudemos uma menina de 29 meses que necessita de ir a Cuba receber tratamentos.
Olímpio é um homem lúcido. Prova-o a sua capacidade de indignação, tão rara nos dias de hoje. Como ele diz, vivemos num país onde gestores hospitalares esbanjam milhões e a Mariana é obrigada a deslocar-se a Cuba. E a solidariedade entra onde as dificuldades dos seus pais o impedem.
Aqui e aqui ele conta a história.

4 comentários:

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Bela forma de homenagear o Olímpio Fernandes, "o das raízes, na Barca", como ele tanto gosta de sublinhar.

Olímpio disse...

Caro amigo da "onça".Sem a falsa modéstia que caracteriza,os envergonhados da expontaniedade,eu seu que não pretende ofender-me com a sua proposta de uma bela homenagem!Mas a unica e justificada homenagem vai inteirinha para a criança que não conheço e que espera tambem uns euros da sua parte.Sei tambem que fico exposto a vários critérios de análise ,mas como fazer tudo isto no secretismo?Mas entre ser mal julgado,que não foi o caso,julgo de boa fé,e saber que este movimento está a chegar á criança,não tenha duvida que prefiro dar o corpo ás balas por esta causa,porque para mim e para a Dilia,as palavras são na modéstia das nossas vidas,as parcas obras de ocasíão.Aceite a minha estima

Olímpio disse...

Caro Alex Campos.Vimos do tempo do Barca Nova,mas a vida tomou rumo e separou-nos .Gostei de ter divulgado esta iniciativa sobre a criança,mas a foto devia ser mesmo uma criança e não a minha ,acredite que seria mais agradável para mim.Não mente que sou um cidadão solidário,vivo angustiado com este clamor de falta de honra e vergonha destas politicas e não pense que estou muito longe do seu ideal,mas a violência verbal e fisica,não devia ser necessária para se atingir os bens sociais.Na paz e bom senso poderiam os politicos ter feito muito melhor a favor das clases desfavorecias,mas não!Os ricos mais ricos,e esta criança a ter que pedinchar,coisa revoltante para mim.Muito grato

Olímpio disse...

Caro Alex Campos.Voltei para esclarecer um sentimento de cidadania.Não fique a pensar que eu estou com Deus e com o diabo,isso nunca ...Sei onde estou e o que quero para o povo,mas de militancias politicas não acredito nestes gajos,veja os exemplos,Queria sim outro Abril,o da minha esperança e justiça para com os mais desfavorecidos,mas eles comeram tudo ,eles comeram tudo,e não vai ninguem preso.