segunda-feira, 24 de maio de 2010

A plutocracia

Augusto Alberto


Com papas e “golos” se enganam os tolos. Assim mesmo, com esta boutade, classifica um amigo meu, o tempo de hoje.
Gunter Wallraff, um jornalista alemão, escreveu em 1976 um livro a que deu o nome genérico de “a descoberta de uma conspiração”. Porque razão invoco este livro, esquecidíssimo hoje, que não é mais de que a sucessão cronológica de datas e factos, de um momento de intensa batalha politic? Porque ajuda a perceber melhor o país que somos e o que se passa hoje, já vão mais de trinta anos, neste jardim à beira da ruína social.
Está lá referida uma entrevista ao jornal brasileiro Gazeta Mercantil, de 9 Setembro de 1975, em que Mário Soares diz o seguinte: ”foi um erro grave dos primeiros governos revolucionários perder a confiança das empresas multinacionais”. Contudo, 35 anos após, exactamente a 21 deste mês de Maio, Alfredo Barroso, seu sobrinho, disse o seguinte: “hoje vivemos no mundo da plutocracia”. Ou seja, no regime político e social em que o poder pertence aos ricos que também, ideologicamente, exercem o controle. E muito em particular em Portugal. Um arrependido? Não! Simplesmente um exercício intelectual assacanado, porque os compromissos de ontem e o oportunismo de hoje, andam de mãos entrelaçadas. É por isso que a factura é alta.
Vai na Covilhã um escândalo, que de algum modo dá corpo à boutade e à aplicação prática da teoria da plutocracia. É um autêntico escândalo que a selecção nacional de futebol, só por si, ocupe dois hotéis, em dois locais distintos e distantes. Um para a recuperação entre treinos e o outro para repousar para o dia seguinte. Está a pátria perante 2 milhões de famintos e outros tantos para lá caminham, perante não tarda nada, 800 mil desempregados e milhares na fila, para a sopa dos pobres, que em boa verdade, foi coisa que nunca fechou, e os nossos rapazes do coice na bola, a lambuzarem-se no aconchego de dois hotéis.
Mas uns atoleimados universitários, de modo a que todos víssemos, levantaram uma faixa que clarifica aquilo que são e a pátria que somos, e que diz assim: Ronaldo paga-me as propinas. Indigência! De seguida, esta gente acabou confortada e comprada por meia dúzia de bilhetes para assistir a um jogo a feijões com Cabo Verde. Que dirigentes nos reserva o futuro? Pela amostra, a mais atoleimada mediocridade. Afinal, o meu amigo tem razão. O obscurantismo, por hora, alimenta-se de uns tantos bilhetes e golos, digo agora eu. Aqueles futuros dirigentes da pátria, para lá de estarem completamente baralhados estão basbaques de duas dúzias de rapazes, bem pagos e a escorrer em mordomias obscenas.
Tem razão o sobrinho da eminência parda. Estes são tempos de plutocracia. Pena é tanto o tio como o sobrinho tenham dado um sério contributo.

9 comentários:

Anónimo disse...

então e a cena do ronaldo vir de helicoptero

Micaela Almeida (R/C Direito) disse...

Boa tarde. Como membro do grupo R/C Direito venho por este meio informar vossa excelência de que para criticar é necessário ter as informações correctas, pois não foi o grupo que colocou a faixa "Ronaldo paga-me as propinas" mas sim o grupo "R/C direito apoia a selecção, As propinas estão pagas, queremos bilhetes" que recebeu os bilhetes, e quanto aos "atoleimados" dos estudantes universitários, que contribuem e contribuirão para o bem de Portugal, não têm culpa do que gerações anteriores como será o caso da sua, fizeram a este país. Mais lhe tenho a dizer, quanto à selecção, cada um gasta o dinheiro que tem como quer e como bem lhe apetece, e apoiar a selecção é sinónimo de patriotismo, as pessoas que não apoiam de qualquer forma este país é que não estão cá a fazer nada e como se costuma dizer na gíria portuguesa "quem não está bem muda-se".

Anónimo disse...

"Mas uns atoleimados universitários, de modo a que todos víssemos, levantaram uma faixa que clarifica aquilo que são e a pátria que somos, e que diz assim: Ronaldo paga-me as propinas. Indigência! De seguida, esta gente acabou confortada e comprada por meia dúzia de bilhetes para assistir a um jogo a feijões com Cabo Verde. Que dirigentes nos reserva o futuro? Pela amostra, a mais atoleimada mediocridade. Afinal, o meu amigo tem razão. O obscurantismo, por hora, alimenta-se de uns tantos bilhetes e golos, digo agora eu. Aqueles futuros dirigentes da pátria, para lá de estarem completamente baralhados estão basbaques de duas dúzias de rapazes, bem pagos e a escorrer em mordomias obscenas.
Tem razão o sobrinho da eminência parda. Estes são tempos de plutocracia. Pena é tanto o tio como o sobrinho tenham dado um sério contributo."

É triste quando as pessoas falam do que não sabem, ainda mais triste é que tentam compor um texto com palavras caras mas sem coerência nenhuma... Não conheço a pessoa que escreveu isto, nem quero conhecer, porque vozes de "burro" não chego ao céu e a voz deste senhor não chega a lado nenhum, apenas mostra a sua ignorância. Antes de escrever um artigo destes deveria saber que as pessoas que colocaram a faixa do "Cristiano paga-me as propinas" não foram as mesmas que tiveram direito á oferta de 7 bilhetes pela Federação Portuguesa de Futebol. Essas pessoas que receberam os bilhetes colocaram uma faixa a dizer: " as propinas já estão pagas, só queremos bilhetes" como já estamos no fim do ano, é normal que as propinas já estejam pagas, mas para quê estar aqui com discussões com ignorantes e revoltados? Não têm mais nada que fazer na vida além de criticar? FAÇA-SE À ESTRADA...

Tiago Abrantes (R/C direito) disse...

Sr. Alex campos,

tenho pena de as suas fontes não serem as mais seguras e de a sua falta de inteligencia para ver o futuro seja pouca, visto que nem se deu ao trabalho de ver as faixas colocadas e por quem colocadas e fazer juizos de valor sobre o que realmente importa sobre este assunto. Se diz que a nossa geração não saberá dar seguinto a este país, o que poderemos dizer da que se encontra neste momento a "enterra-lo" num poço sem fundo. Para si apenas existem umas meras palavras como FALTA DE CARACTER E HUMILDADE! antes de acusar seja quem for dirija-se junto das mesmas e procure explicações, porque um cretino será sempre um cretino e de boas almas e boas fés anda por ai meio mundo cheio!

Tiago Abrantes

Anónimo disse...

Um pedido de desculpa não lhe ficava nada mal, mas além de mostrar que realmente é um jornalista amador também mostra um orgulho daqui à lua.

alex campos disse...

Não tenho de pedir desculpa, até porque as desculpas não se pedem, evitam-se.
Mas se o senhor fosse observador teria reparado que o texto não é da minha autoria, embora o subscreva totalmente.
Houve outro cartaz, este na Guarda, que dizia;"vós que ganhais muito, paguem-nos as propinas".
Se isto não é miserabilismo, então o que é?
Eles ganham 800 € por dia para se divertirem, fora os ordenados principescos.

Anónimo disse...

como pode subscrever uma mentira? qual o mal de estudantes universitários apoiarem a selecção?? e não é com faixas a dizer para pagar as propinas, mas sim com uma faixa a dizer que apoiam a selecção? O autor desse texto com o qual o senhor pactua... além de estar mal informado ainda trata mal pessoas que não conhece de lado nenhum...! Pessoa essa que pensa que é mais que todos e mais alguns e pensa que pode dizer o quer e o que bem lhe apetece, só porque inclui palavras caras do tempo do D. Afonso Henriques. Esse senhor precisa de uma grande dose de humildade e carácter.É UM TRISTE...!

Bruno Gomes

Anónimo disse...

Fado , Futebol e Fátima.... não saimos disto.

Anónimo disse...

Enquanto houver pessoas que criticam tudo e todos... é verdade não saímos disto, se bem que o fado infelizmente tem saído de moda.