segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cuidado com a demagogia e a aventura

Augusto Alberto
Fui dos que recebi a petição para propor a redução do número deputados na Assembleia da República. Várias vezes a recebi e várias vezes a rejeitei. Até que decidi enviar um breve, delicado e educado comentário à pessoa que pela última vez me enviou, dizendo-lhe que já não tenho idade para entrar em demagogias e aventuras. Que a petição deixe de maçar, é o meu desejo. De seguida será preciso clarificar quem, com o seu voto durante todos estes anos, tem construído a Assembleia de Deputados. Quem elegeu um tal deputado Preto, que comprou votos a 50 Euros e tratava da contabilidade em cima do tejadilho do automóvel? Quem elegeu um tal José Léguas, acrimonioso de José Lello, um tal deputado Ricardo Rodrigues, pouco dado a pressões psicológicas e por isso dado a roubar gravadores, ainda, admitamos, que os jornalistas possam ter abusado? Mas a questão é de que com os outros posso eu bem, mas quando é comigo, a pressão torna-se insuportável, desabafou. O deputado Portas que ainda um dia terá de explicar as bolandas dos submarinos e do seu amigo, ex-deputado e ex-ministro, Nobre Guedes, com o tribunal à perna por causa de uns negócios que meteram a banca e sobreiros? O deputado Alegre, um autêntico sim senhor, que hoje quer passar a ideia de que nada é com ele e lança a rábula da consciência moral da Nação?
Acontece que eu não fui, mas tenho a certeza de que para muitos dos que promoveram a petição, está a chegar o tempo da expiação. Mas meus caros, ela deverá ser feita sem demagogias e aventuras. Exige-se nesta matéria rigorosa análise, sob pena de corrermos perigos e também coragem para perceber que o que tem de mudar, é provavelmente o modo como se indicam os candidatos a deputados e muito provavelmente, o voto de muitos que se propuseram recolher assinaturas. Mas sendo legitimo que não o queiram fazer, então, sempre digo que é de difícil equação fazer a quadratura do círculo, ainda que a partir do centro do quadrado se possa partir para o desenho do círculo ou vice-versa.
De qualquer modo, para os mais encarniçados demagogos e aventureiros defensores da petição recomendo vivamente a leitura de um texto de André Freire, publicado no jornal de referência do regime, o Público, de 31 Maio deste 2010, que aborda tal matéria, com extremo sentido intelectual e ético. De seguida, verificarão que afinal, se calhar, o problema não está na quantidade de deputados eleitos mas na qualidade de quem é eleito e muito sentidamente, de quem vota.

3 comentários:

maresia disse...

Olá! Boa noite Alex!
Vim deixar-lhe um abracito...;)
Posso!?
;)

Anónimo disse...

O meu "amigo" ainda vai ter de votar útil e votar bem ALEGRE...

alex campos disse...

Se se refere a mim, Alex Campos, bem pode tirar o cavalo da chuva, porque ele molha-se.
Quanto ao meu camarada Augusto Alberto acredite que ainda não tive oportunidade de falar com ele.