domingo, 26 de dezembro de 2010

Gamelas

Augusto Alberto

Concluiu o Tribunal de Contas, depois de analisar as medidas anti-crise relativas ao ano de 2009, que de 2,2. mil milhões de euros, 61%, foram destinados ao apoio à banca, 36% para o apoio às empresas e somente 1% foi para o apoio ao emprego. Lidas estas coisas, fica-nos uma dúvida. Que nome deveremos dar a isto? Socialismo em liberdade? Socialismo de rosto humano? Socialismo democrático? Ou 3ª via? Se ninguém sabe, sei eu. Gamela!

Quero aqui dizer que nos tempos em que fui menino, o porco era morto pelo Outono. Depois a carne era salgada e dava para o Inverno que se adivinhava. Mas o reforço da gamela, e a selha com água, era um trabalho duro e árduo. E, por isso, a minha santa mãe, que era uma mulher avisada e esforçada, carregava diariamente latas de lavagem, recolhidas pelas casas das redondezas, para depois de uma escolha, ser lançada na gamela onde os porcos afocinhavam e lambiam até ao fim. Isto era trabalho para muitos meses, com latas vazias para lá e latas cheias para cá. Hoje os porcos familiares quase se extinguiram e as gamelas de madeira passaram à história. Contudo, continuam por ai outras mais prosaicas, porque há uns tipos no ministério das finanças e da economia que, já está … gamela a mim, gamela a ti, e para os muitos milhões que estão em dificuldade, que esperem, porque com os raios, nem gamela têm. E por isso, se deverá dizer com todo o propósito, louvado estado social que enche as benditas gamelas sem a mínima dificuldade.

Henrique Monteiro, director do jornal expresso, disse para quem o quis ouvir, que o cidadão Cavaco Silva recebeu de volta as suas acções, antes colocadas na Sociedade Lusa de Negócios, acrescidas de mais 140%. Mas de seguida, assegurou que tudo foi legítimo. Bem escusava o escriba de nos lembrar, porque qualquer economista da treta, sabe perfeitamente que lucros de 140%, neste tipo de jogos, são perfeitamente legais e sobretudo morais.

Aqui chegado, quero honrar e abençoar a minha mãe e as outras, que nos anos de chumbo, carregaram, avisadas e esforçadas, as latas da lavagem, para encher as gamelas dos porcos, que depois de mortos, limpos, amanhados e salgados, serviam para encher a barriga aos filhos. Mas também honrar as mães do Portugal de hoje, cujos filhos investem em jogos com retorno a 140%, porque esses, são os sabidos filhos da nação. Que mãe não gosta de ter um filho ganhador?

E por fim, acabemos então. Gamelas cheias e as selhas com água limpa, é tudo quanto os porcos desejam.

Sem comentários: