sábado, 23 de julho de 2011

O betinho

Augusto Alberto

O deputado João Almeida, creio que líder da bancada do cds/pp, com aquele ar de quem não sabe sequer descascar um ovo, excedeu-se em mérito na Assembleia da República no dia da discussão provocada pelo P.C.P., a propósito da renegociação da divida soberana.
Quando acossada, a direita, como é usual, recorre ao cardápio anti-comunista, baixando a propósito o nível da discussão. Pelos vistos, mestre no ofício da calhandrice, aprendido, imagino eu, nas ruas do snob bairro do Restelo, ordenou um conjunto de ideias, de que relevo a acusação ao P.C.P.: - de querer fazer de Portugal uma Cuba em 24 horas se Cuba ainda fosse o que era. Claro está, jogado o grande truque e arrefecida a peleja, recebeu as merecidas palmas dos restantes calhandras de bancada. Infelizmente, sabendo que não me lê, de todo o modo, aproveito desde já para deixar a seguinte consideração: - E porque não a Argentina, o Panamá, o México, o Haiti, onde a cólera levada por amigos, desgraça, e só os médicos cubanos lhe dão luta, a Costa Rica, um colosso do turismo muito celebrado, onde a fome obriga as pessoas a ir à praia recolher os ovos deixados pelas tartarugas para gestação, provocando desse modo o mais abjecto crime contra a diversidade, ou ainda a Grécia ou Burkina Fasso?

Tudo democracias como o deputado Almeida gosta e com a faculdade dos fabianos votarem em tipos que a seguir os vão enganar.
A este João Almeida já lhe faltou uma vez a perna para se colocar um degrau acima de betinho, quando aceitou ser presidente do Futebol Clube os Belenenses, convencido de que tal tarefa o colocaria na condição de forte. Mas cedo resolveu recuar e entregar o clube a outro, sem ter tido tempo para se meter à rábula, que por norma fazem fortes os presidentes de conversa dura, provando que quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré. Por isso, joazinho, bem pode linguarejar, porque nunca irá além de saramantiga.
Ainda os sons da discussão ressoavam no ar, apesar da imprensa local quase escarnecer, logo foi possível perceber que afinal os comunistas têm razão. E agora, não vai pedir desculpa? Já sei que não. Mas veja se de tanto torcer, não faz um torcicolo ou mal de espinhela. Se for o caso, não receie, vá até Cuba. Verá senhor lingrinhas, que virá como um brinco.

Sem comentários: