sábado, 23 de julho de 2011

Salazarentos

Augusto Alberto

António José Seguro diz estar muito tranquilo quanto ao sentido de justiça dos militantes do Partido Socialista. Pudera! Também Salazar foi sempre um homem muito confiante e tranquilo. Eu conto, porque temos semelhanças.

Quincas Berro de Água, figura maior, delicada e boémia, da escrita de Jorge Amado, após um porre pela madrugada, foi arrastado pelo empedrado das ruas da Baia e dançou, já cadáver, nos braços dos companheiros de boteque e da amante dos bons e maus momentos, Quitéria.

No tempo do dr. Salazar, também se dizia, que até os mortos votavam, e por isso os regedores faziam algo semelhante. Parece que surripiavam à terra os mortos e também pela calada da noite, quer fosse iluminada pelas estrelas ou pelas candeias de azeite, com o seu braço e ombro, nos sovacos, arrastavam, tropeçando e cambaleando, cai não cai, os esqueletos até à câmara de voto e aí, mão na mão, depositavam o papel, evidentemente a favor do Dr. Salazar e da Pátria. No fim do dia, o fascista de serviço, soletrava pela telefonia, que na mesa Y, da Freguesia x, o Almirante Tomás tinha tido 100% dos votos expressos. E na secção de Olival Basto, Freguesia de Póvoa de Santo Adrião, Concelho de Odivelas, também, pela calada da noite, ao que parece, os mortos ou os seus esqueletos, não se sabe se pela porta escancarada, ou as almas ou os fantasmas, pelas frinchas ou buraco da fechadura, entraram e puseram a abarrotar a urna de voto, claro está, a favor de António José Seguro. Será que alguns militantes mais novos leram e tomaram boa nota das tropelias salazaristas, ou será que na Concelhia de Odivelas ainda restam velhos sabedores das manigâncias salazarentas?

O que dirão agora alguns meus ex-camaradas de Partido, como José Magalhães, por exemplo, que por razões de democracia interna, juntamente com outros independentes de esquerda, inebriados, como o vereador Tavares, se mudaram com toda a tralha para o Partido Socialista? Dirão nada, bem sei. Mas eu digo. Digo que se a vergonha ainda tiver algum préstimo, deverão abandonar todos os cargos públicos para que foram eleitos nas listas do P.S, porque do ponto de vista da democracia interna, sabemos pela credível imprensa, que o Partido Socialista há muito anda em negação democrática.

Para qualificar estes métodos e os seus sujeitos, demorei tempo a acertar com o adjectivo, quando ele afinal estava mesmo à mão. Salazarentos!

Sem comentários: