quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cães, mendigos e crianças vagueiam ao luar, em Nova Yorque


Augusto Alberto

Agora não há dúvidas. Cães, mendigos e crianças vagueiam ao luar, pela cidade de Havana. E Lady Clinton, sem vacilar, acusa as autoridades de Havana de promoverem a mais odiosa ofensa ao povo, recusando-lhe as mínimas condições materiais. A dúvida que resta é saber se a senhora, nos bastidores, terá confidenciado se os direitos e liberdades democráticas em Cuba só lá vão, no mínimo, com a acção dos drones, para evitar danos clinterais. Levada pela euforia, parece que ainda disse: “muitos milhões de crianças, em todo o mundo, todas as noites se deitam com a barriga vazia, mas nenhuma é americana”.
Eu que sou macaco velho, não tomo o dito a sério. Sempre achei os americanos chalaceiros, palavrosos e mentirosos. E eis que tenho razão, quando leio o seguinte: A organização não governamental Coligação pelos Pobres divulgou hoje um relatório sobre os níveis de pobreza em Nova Iorque, onde culpa o mayor Michael Bloomberg por não ter um programa de ajuda eficaz às famílias que vivem “presas" aos abrigos de emergência.
Os autores do estudo, denunciam o aumento acentuado do número de sem abrigo em Nova Iorque desde que Bloomberg ganhou as eleições para a autarquia, em 2002, uma vez que agora são mais 39 % do que há 10 anos e 10 % mais do que em 2011. Alerta que no caso dos menores, o aumento foi de 12 % em relação a 2011 e que o seu número está no máximo desde que há registos.
Quem te manda a ti Obama, enviar drones para as tuas guerras, nenhuma é no teu país, que fique claro, para evitar efeitos clinterais, se os efeitos principais da política dos Estados Unidos de que és Presidente, estão bem à mostra nas ruas de Nova Yorque. É bom que saibas, Obama, que o teu país soma crime ao crime, quando muitas das tuas crianças são desprezadas e afastadas do sonho, enquanto somas nos outros, destruição e morte.
 E em Cuba, terra resistente e de paz, mas sempre acossada, os meninos crescem calmamente e por isso, repetir o que disse Fidel acerca das crianças cubanas, é só para quem tem as pessoas e as crianças no centro da acção política.

Sem comentários: