quinta-feira, 25 de julho de 2013

Violência e solidão

Augusto Alberto

    
Está enganado quem julga que os movimentos sociais nos Estados Unidos vivem em estado vegetativo. A cidade de Detroit, há poucos dias, acordou com tremenda repressão. E numa praça de Nova Iorque, ocorreu público apoio ao “espião” Snowden. Para quem duvida do carácter criminoso do império, como avisou Snowden, começo por lembrar os crimes de sangue da companhia United Fruits, a operar na América Central e Caribe, que com a colaboração da máquina de guerra dos Estados Unidos, (a famosa 4ª esquadra), e a sua rede de embaixadas, impôs implacáveis ditaduras, (as repúblicas das bananas), e em 2007, já com a designação de Chiquita Brands, ao serviço de Bush, aprontou na Colômbia a morte de dezenas de camponeses e sindicalistas. Contudo, em Cuba, em 1959, foi expulsa, para não mais voltar. Voilá! Esta é a espinha que apoquenta. 
E no Brasil, o império deixou um rasto de desmandos ecológicos, quando da passagem dos interesses petroleiros para a elite brasileira. Cientes da volatilidade do assunto e desconfiados com a agressividade dos Estados Unidos, as Forças Armadas do Brasil, adoptaram procedimentos preventivos para o caso de haver uma intervenção militar estrangeira na Amazónia. Refiro preocupações públicas do General Ítalo Fortes Avena, Comandante da 8ª Região Militar, que mostram o nível de consciência adquirida pelos militares brasileiros, quanto à cobiça que demanda sobre a Amazónia.
Sendo uma miríade de recursos que mantêm o 1º mundo muito nervoso e constantemente a salivar, não é de admirar que o Brasil seja um dos alvos prioritários do sofisticado programa de espionagem do governo dos EUA, à escala mundial. Não despreze os contributos, tanto de Snowden como de Assange, para a compreensão da voracidade do grande capital, mas também, para o alto grau de violência, porque quando a coisa não vai a bem, vai a mal. Contudo, a Europa, perante os factos, primeiro, resigna-se e depois lobriga migalhas. De todo o modo, nem toda a gente se verga. Para melhor compreensão, sugiro que leiam o poema de Neruda, “La united fruits Co.”, e ainda, o tremendo romance de Garcia Marquez, “Cem anos de solidão”.

O grau de consciência individual, é a soma das experiências individuais e colectivas. Daí que apreciar, hoje, o enorme duelo ideológico, é fundamental. As forças progressistas asseguram pequenas vantagens, todavia, tudo é incerto, porque o inimigo é letal. Assim, escutemos agora, o talentoso respirar do espantoso caleidoscópio, centro e sul-americano.   

Sem comentários: