sexta-feira, 14 de março de 2008

O melhor atleta figueirense de sempre

Ainda que uma sondagem deste tipo valha o que valha, penso ser notável que os visitantes da aldeia tenham eleito o ciclista e fundador do GCF, José Bento Pessoa, como o melhor desportista figueirense de sempre. E porque o seu auge, enquanto desportista, ocorreu no início do século XX, ninguém que tivesse votado se lembrará dos seus feitos ou do eco que na imprensa faziam.
Tenho para mim que qualquer dos seis poderia ter sido o vencedor da votação, isto atendendo à perspectiva, ou perspectivas, de quem vota. Não me custaria arranjar argumentos para defender qualquer um deles.
Se no plano nacional qualquer um foi o melhor na sua modalidade, ou ainda é, no caso de Costa, é no plano internacional ou na especificidade da própria modalidade que poderemos encontrar ajuda para a escolha.


Do record mundial de Pessoa e das suas características físicas, invulgares, que o tornaram imbatível quer como sprinter quer como corredor de fundo; do 5º lugar olímpico de Rafael de Sousa à prática do difícil Pentatlo Moderno; de Álvaro Dias nunca ter sido vencido no salto em comprimento, à minha dedução, polémica e muito possivelmente improvável de que, hoje, com as tecnologias colocadas ao serviço do desporto, Dias seria candidato à medalha de ouro e ao record mundial; o lugar de Alves Barbosa no top ten da mais credenciada prova ciclista mundial; do 11º lugar mundial e dois 10º europeus de Pedro Carvalho, à sua ausência, de difícil explicação, nos Jogos Olímpicos de Seul, após ter conseguido os mínimos; dos primeiros lugares em etapas da Taça do Mundo ao 7º lugar nas olimpíadas de Sidney de João Costa, passando pelo 4º lugar no ranking mundial em 2007 e pela esperança de uma medalha já daqui a nada, em Pequim.
São seis dos muitos atletas de que a Figueira se orgulha e se há-de orgulhar.
Um agradecimento aos visitantes que votaram.

(As imagens: Bento Pessoa, aos 32 anos, 1905, último ano de competição e Pedro Carvalho, 2008, obtendo os mínimos para o mundial de Masters, competição que venceu em 2004).

Sem comentários: