sábado, 24 de maio de 2008

Viva Portugal (croniqueta de fim-de-semana)

Alguma vez tinha de ser. Sermos os melhores em alguma coisa. Aconteceu, até que enfim, atingirmos a maior disparidade na repartição de rendimentos entre todos os estados membros da União Europeia.
Mas a perfomance dos portugueses não fica por aqui. Estamos a referir-nos a um estudo, ou relatório, pois isto de relatórios baseiam-se quase sempre em estudos, emanado da própria União Europeia.
Diz o relatório que a repartição de rendimentos é muito mais uniforme na Europa do que nos Estados Unidos. Não será de admirar, pois foi nos states que o capitalismo atingiu, já há bastantes décadas, níveis de desenvolvimento mais elevados. Dito por outras palavras, é nos Estados Unidos, país capitalista por excelência, que este regime baseado nas desigualdades sociais atingiu um apuramento difícil de igualar.
Pensávamos nós. Que os países da União Europeia não o tenham ainda conseguido, problema deles. Quem o conseguiu foi Portugal. Além de atingirmos a maior disparidade na repartição de rendimentos entre os países da UE, conseguimos, imaginem, o que pareceria completamente impossível, não estando mesmo ao alcance da imaginação: ultrapassar os próprios Estados Unidos da América nos indicadores de desigualdade. Impensável, dirão vocemessêzes. É a pura das verdades. Informação da União Europeia, a tal que não precisa de referendar seja o que for.
A ironia das ironias é que quem consegue esta enorme perfomance é um partido que se auto-denomina socialista. Aderiu ao neo-liberalismo, levando-o completamente até às últimas consequências. Sem que déssemos, sequer, conta.
Valhe-nos, sendo simplistas, que a solução será simples: ou ele muda de nome, num assomo de coerência, ou mudamos nós o sentido do voto num assomo de coerência.
Porque não somos tansos. Ou somos? Seremos?
Na pior das hipóteses, alegremo-nos: temos um capitalismo 5 estrelas.

2 comentários:

Anónimo disse...

E viva Cuba libre e independiente, sempre socialista, pero pobrezita!
E viva Angola libre e independiente, sempre socialista pero corrupta !
E viva Venezuela, independiente, riquita, pero no libre...

samuel disse...

...e vivam os anónimos que animam sempre qualquer caixa de comentários! :)