terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Um código todo xuxa

Entra hoje em vigor mais uma das anomalias do governo “ps”: O famigerado Código de Trabalho, que, pelas noticias que se ouvem, não agrada nem a gregos nem a troianos, que é como quem diz, nem ao patronato nem aos sindicatos.
Claro que nestas coisas alguns queixam-se com, como se costuma dizer, de barriga cheia. É o caso do patronato reaccionário, desculpem o pleonasmo, pois não se conhece dele progressista, como costuma dizer o meu camarada Augusto Alberto, “um patrão é um patrão, seja aqui seja no Japão”.
Queixa-se então o patronato, também é preciso não ter vergonha nenhuma para tal, que vai pagar mais por cada empregado. Mas o Código dá-lhe a solução, permitindo-lhe despedir a torto e a direito, basta-lhe querer. Esta é uma das muitas facetas terríveis do famigerado, ataca a segurança no emprego, aumenta a carga laboral sem contrapartidas, aumenta o trabalho precário, aumenta o desemprego, atacando também a contratação colectiva, um dos direitos fundamentais do trabalho digno numa sociedade civilizada.
Outro dos que “têm” queixas do código é uma agremiação que se intitula central sindical. Falo da UGT, que nada fez contra este código de trabalho ou contra outro qualquer. E mais, o seu secretário-geral é dirigente nacional do “ps”. Mais fez o próprio “ps” contra o código de Bagão Félix, como pode ver aqui, código esse que acaba de agravar. Estamos perante uma comandita de hipócritas.
Hoje é mais um dia negro da história desta “democracia”. Considero que a entrada em vigor deste código de trabalho é um recuo civilizacional.



O cartoon de Fernando Campos, com a devida vénia

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

Um dos mais graves recuos civilizacionais dos últimos 32 anos.



Um abraço.

filipe disse...

Leis anti-operárias do governo PS de serviço, que espelham bem o grau de degradação política e moral e a total submissão destes "socialistas", inteiramente às ordens do grande capital.
Entretanto, sendo muito más, as leis são só isso. Pela unidade e pela luta, podemos derrotá-las! E com o concurso de muitos trabalhadores e eleitores socialistas honestos.
Saudações fraternas.