segunda-feira, 9 de novembro de 2009

“Ou vai ou racha”, ou como pela boca morre o peixe

Augusto Alberto



"Ou vai ou racha” e lá foi. Pelos vistos o PPD/PSD, deu cabal andamento à consigna da candidatura independente, ou contra, só o Zé saberá, vencedora das eleições na Freguesia de Lavos. O Zé Elísio foi expulso, e a fazer fé no Zé, foi um acto sumário, porque, vejam só, o homem nem sequer recebeu nota ou foi ouvido. Fez-se justiça interna, disse o dirigente concelhio, David Azenha. Terrível, ou como um certo estalinismo baronete, pode ser democrático. A história continua, sobretudo, a ser feita de tragédias. Não é Zé?
O Dr. Renato Sampaio, líder da distrital do partido socialista do Porto, pessoa com quem me cruzo por vezes em viagem, se assim vos conto, é porque é uma figurona, e a gente logo o topa, disse que os 150 militantes a serem expulsos no partido socialista, não são de mais. A coisa está preta. Mas sempre vos digo que 150 militantes expulsos de uma só vez, é muita gente e por isso, aquilo não é uma simples expulsão, mas configura uma purga, bem ao estilo estalinista. Ora cá está, como uma purga pode cambar para o rosa. Quem diria! Mas adianto mais, que esta gente junta dará para fazer outro pequeno partido, como o do Dr. Monteiro, prontinho para aparecer durante a próxima campanha eleitoral, a propor a regeneração da Pátria.
Já vos aviso, que isto não está para rir. Será melhor começar a levar as coisas a sério.
Nós por cá, no meu partido, somos mais serenos e persistentes. Quando alguém tem tremideira, a gente primeiro tenta, em grupo, uma espécie de terapia. Dá-lhe a oportunidade de avaliar melhor as coisas. Pacientemente, o camarada tem a oportunidade de connosco, resolver as dúvidas a bem. Mas se o camarada não desarma e continua na dele então a gente passa à fase das votações e o camarada fica confrontado com a democraticidade da maioria e da minoria. Mas o camarada, democraticamente, nem assim. Não troce nem amola. Resolve então passar à fase seguinte e encontra-se com um desses jornalistas especialistas no frete, e vai para os jornais, e diz, que a democracia nos comunistas é uma treta. Merdas, dirá no fim, porque o pinto morre ainda no ovo. O regime acabou com a reciclagem, pois claro, e então o ex-camarada, depois de tanta terapia de grupo, e de um approach, acaba no esquecimento.
Mas sabei que não descansa, vai em frente, recuando, ao encontro da renovação comunista, em Itália, uma coisa pós Berlinguer e da oliveira um pouquinho mais tarde, mas de tão pouco, por cá, têm menos valor do que uma azeitona. O grupo, de quando em vez balbucia umas coisas, mas já ninguém os ouve. São defuntos.
Evidentemente, que a fazer fé neste vosso camarada comunista, afinal, pela falta de paciência e serenas oportunidades, o regime está cheio de puros caceteiros.
Não estão de acordo, bem sei, não me verão chorar, era o que faltava, mas seja como for, tereis de aceitar, que pela boca morre o peixe.


3 comentários:

Anónimo disse...

O comunismo foi feito defunto há 20 anos, em Berlim. Restam umas imitações patéticas na Coreia do Norte e pouco mais. Portanto chamar defuntos às centenas de cidadãos que abandonaram o PCP, até mete pena!...

Anónimo disse...

O Partido Comunista Português na altura (1989) opôs-se à queda do Muro. Hoje passados 20 anos, as mesmas pessoas, continuam indiferentes à história, acreditando que a RDA seria um regime modelo, o Muro necessário, Gorbatchov um traidor, a STASI e os seus 90.000 agentes um elemento essencial na defesa dos trabalhadores...Enfim, o PCP continua a defender um estado e uma ideologia por natureza anti-democráticos e opressores da vontade popular.

Em Coimbra na eleição para a Assembleia Municipal, a independente Helena Freitas (PS), uma pessoa que já deu provas de isenção e saber, e propôs uma coligação de esquerda (PS+CDU+BE), contra o PDS-CDS/PP. O que fez a CDU (ou melhor o PCP) votou à direita, boicotando a entrada da esquerda na presidência da AM de Coimbra. Porquê?

Anónimo disse...

Pelo contrario o capitalismo condenou à miséria mais de mil milhões de pessoas, criou riqueza descomunal, para alguns, criou desigualdade brutal, para a maioria, fez guerras a troco das riquezas dos povos, para abastecer de matérias primas os ricos, e tudo isso e mais, MUITO MAIS ainda,para que os ricos ficassem mais ricos, e tudo está bem assim no reino da Dinamarca.
Conclusão: Todos concordamos que os regimes são isso mesmo ,regimes, mas dar de barato que um é melhor que o outro, vamos lá queisso não é bem assim.
F.S.