terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

2.5 Milhões de deserdados, verdadeiros espinhos do socialismo de rosto humano

Augusto Alberto


Há muitos anos que se sabe que o Partido Socialista mandou o socialismo dar uma volta. E também já se sabia que o Partido Socialista de cada vez que tem o poder, se coloca ao arrepio da História, ainda por cima com maioria absoluta, e por isso, acaba de rastos, com muitos dos seus rapazes a fugir de modo recatado e ágil, na procura de novo barco, como se tratassem de ratos a saltar, na eminência do afundamento do glamoroso transatlântico.
Contudo, a história das velhacarias socialistas, vêm de muito longe. Cito aqui uma amorosa informação, feita na primeira pessoa, por um cidadão muito conhecedor do P.S. e hoje dado ao mais cruel esquecimento, porque se por cá se fazem, por cá se pagam. Diz a descrição que, após o Partido Socialista ter contribuído para a implementação de um regime democrático em Portugal, vulgo à época socialismo em liberdade ou socialismo de rosto humano, foi toda a Internacional Socialista, em alegre festança politica para o México, como descreve o socialista caído em desgraça, para entronizar Mário Soares. O socialista…
Obviamente, o caminho socialista e da Pátria tem andado em paralelo, com breves interregnos, em que o ppd/psd e cds, também se cruzam, sem escolhos de maior. Manda a verdade dizer, que não é de negligenciar o sério e activo contributo do povo, que com o seu voto, tem caucionado esta jornada, que o está a levar à exaustão, sem aparente preocupação. Por isso, hoje o país, após a longa jornada que começou com o tal socialismo em liberdade ou socialismo de rosto humano, parece trôpego e sem tino. De momento anda a pátria presa das rábulas do nosso Primeiro – Ministro. Esta de querer o controle da informação, é só mais uma entre tantas. Mas convem dizer que o controle da imprensa não é coisa nova, porque o principal da questão, é saber como se mantêm e entretêm a populaça, com boçais novelas, concursos e missas, em conformidade ideológica, necessária à manutenção do regime. Não nos esquecemos que nesta necessidade do controle dos meios que moldam os espíritos, vulgo comunicação social, até a igreja teve o seu quinhão, quando conseguiu um canal de TV. e influenciou decisivamente alguma imprensa escrita.
Nesta rábula nada de novo. O que deveremos perguntar é para que quis o Partido Socialista o poder, com o seu socialismo de rosto humano ou socialismo em liberdade? Essa é a questão central, pelo que, de momento, as rábulas à volta do controle da informação, só servem para desviar atenções das questões centrais, que são as da qualidade de vida de pelo menos 2.5 milhões de deserdados, verdadeiros espinhos do socialismo de rosto humano.
Evidentemente que por este andar, o Partido Socialista vai repetir, mais uma vez, aquilo que já fez no passado, por deméritos próprios. Entregar o poder à direita. Mas em boa verdade, andando o poder, entre o partido socialista, o ppd/psd e o cds, ele anda sempre pela direita. E pequenos lampejos sociais, são o modo muito bondoso, de fazer caridadezinha, como muita da nossa elite da caca gosta.

2 comentários:

poesianopopular disse...

Esta é a grande verdade, entóxicaram os Portugueses com o crédito, e agora é a altura de todos pagar-mos aquilo de que só alguns usufruíram.
A direita aliada a este ps está a tomar conta de tudo novamente, e o pai da democraCIA consegiu aquilo que nunca conseguiu no tempo da ditadura, isto é viver á grande e á francesa como eles.
Abraço

Anónimo disse...

Esta é uma versão "comprimida" do socialismo tou-court ou, se preferirem, aligeirada, dos "contos proibidos" de um PS cada vez mais desconhecido, cujo senador, veio agora à ribalta, fazer a apologia da de um conhecido mentiroso compulsvivo, que exibe uma não menos mentirosa licenciatura tirada por fax num soalheiro domingo deste jardim à beira mar plantado.
E, assim, lá vamos cantado e rindo, de mentira em mentira, até a mentira final!...
Parabéns, Alberto.