sexta-feira, 16 de abril de 2010

A batalha naval

Não resisto em transcrever este texto de Fernando Samuel, publicado no "Cravo de Abril".
O tema é triste, uma reflexão sobre a chafurdice em que está mergulhado o país, mas a prosa pela actualidade, pelo humor, vale a pena. Aí vai:






"No Estreito da Lama, que liga ao Mar Sujo (também conhecido por Mar da Política de Direita), prossegue a batalha que opõe a Esquadra Rosa à Esquadra Laranja - e vice-versa.
Em ambas as esquadras, a linha da frente é ocupada por compactas filas de boys resguardados em sólidas trincheiras de anafados jobs, sob o olhar paternal dos respectivos almirantados.
A duração da batalha é imprevisível e o mesmo se pode dizer do seu desfecho - isto se tivermos em conta a superior qualidade do material bélico usado de parte a parte: do lado da Esquadra Laranja, uma vasta gama de mísseis e obuses, todos de marcas afamadas: Freeport, Cova da Beira, Face Oculta...; do lado da Esquadra Rosa, a mesma qualidade bélica garantida por marcas igualmente afamadas: BPN, BPP, Submarinos...
O último disparo conhecido foi ontem: a nau almirante rosa foi atingida com vários mísseis Taguspark.
Estes mísseis são a mais recente aquisição bélica feita pela Esquadra Laranja.
São também conhecidos por Uns comem os figos e a outros rebentam-lhes os beiços...
Entretanto, ali ao lado, no Mar Sujo, a política de direita prossegue: de PEC em riste e saudada com salvas festivas pela Esquadra Rosa e pela Esquadra Laranja."

Sem comentários: