quinta-feira, 16 de junho de 2011

PAPA-AÇORDAS

Augusto Alberto

A Lei das Sesmarias veio responder a um contexto de crise económica... que a peste negra veio agravar. "D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e do Algarve… Considerando que por todas as partes de nossos reinos há falta de alimentos, de trigo e de cevada, de quais ante todas as Terras e Províncias eram muito abastadas... estabelecemos e mandamos que todos os que têm herdades sejam obrigados a lavrá-las e a semeá-las; e se não o puderem fazer as dêem a um lavrador que as lavre e semeie de modo que as herdades que sejam para dar pão sejam todas lavradas e aproveitadas e semeadas de trigo ou cevada ou milho. Mando ainda que todos os vadios sejam presos e obrigados pela justiça a servir na lavoura ou em outros mesteres."
Isto foi há muitos anos. Contudo, outro dia, mais uma vez, ouvi um cidadão atento, num daqueles programas das tv’s abertos à opinião pública, dizer que em Cascais reside a quase totalidade dos que foram beneficiados pela PAC (politica agrícola comum). Sem foice. Aliás, diga-se em abono da verdade, que quem sabe destas coisas, são tipos como o Mário Soares, Cavaco Silva, Guterres, Barroso e mais recentemente, Sócrates. Salvo o Santana, porque esse não sabe de nada. Sabemos ainda que os principais gurus dos agrários andaram e ainda andam pelo PP. José Manuel Casqueiro e o professor Rosado Fernandes.

Não é por acaso que de volta e meia o “portas” muda de chapéu e nos quer continuadamente enfiar o barrete. Talvez por isso, não seja estranho que a dirigente do PP em Beja coloque o coração junto à boca e venha, desde já, pedir os lugares políticos que acha que quem levou o PP aos 7.3% no Alentejo tem direito. Evidentemente que os cargos não chegarão a todos e desse modo sugiro que na impossibilidade de ser tocada, que à dona Sílvia Ramos, presidente da agrária distrital, lhe seja atribuída uma coutada ou monte, do tamanho de uma grande freguesia e que logo defina o local onde irá funcionar a praça da jorna, para que tudo fique em absoluto, como no Alentejo de antes de 1974. Afianço que não se ofenderá.
E acho também que os “vadios” não deverão ser presos e que deverão continuar a receber os cheques da PAC para que continuem a achar que o país assim está bem e não precisa de mudanças. Quem precisa que a pátria mude é o povo que continua a colocar o voto na urna de acordo com o Portugal dos que chafurdam nos fundos agrícolas. E por isso não esqueço um tal “anão” barreto, que nos tem por lorpas, e se colocou ao arrepio de D. Fernando, quando mandou devolver as terras aos “vadios”, para poisio, no tempo em que foi ministro do soba Soares. Assim não admira que o FMI visite com frequência o País dos papa-açordas.
De qualquer modo, será bom dizer que a Lei das Sesmarias foi publicada em Santarém a 28 Maio de 1375, não vá os que vêem comunistas por todo o lado acusá-los de serem os autores e defensores morais e materiais da lei. Mas que faz falta que a terra seja dada a quem a trabalha, lá isso faz.
Talvez um dia!

Sem comentários: