quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ainda não há fumo branco. Será hoje?


Do conclave neo-liberal ainda não saiu fumo branco. Quer dizer, ainda não há OE. Não porque o “ps” não tivesse feito o seu papel: um orçamento que agrada sobremaneira aos “Mercados”, os sacrossantos mercados que nos governam. Só que o PSD se está a fazer esquisito, provavelmente na ideia de tirar alguns dividendos, mas ninguém no seu perfeito juízo terá dúvidas de que teremos o tal famigerado orçamento. Mais um, menos um por cento no IVA, no restante estão todos, os do conclave, de acordo.
O “guru” da Direita, Mário Soares, diz o que toda a gente sabe: que o orçamento é mau. Mas é decisivo e necessário que passe, acrescenta.
O que eu não percebo, não percebo mesmo, é como é que é necessária uma coisa que é má. Bem, ou entendo: é má para quem trabalha e boa para quem vive do trabalho dos outros, para aquela classe ociosa que o antigo agente da CIA sempre defendeu. Logo, necessária.
Dos dois candidatos do conclave a Belém, o que está em funções faz o que pode, mas não é muito fácil disfarçar que não está a dominar bem o “problema”. Alegre tem mais azar, o vento nada lhe diz, embora seja ele a calar a desgraça. Se é a favor ou contra o orçamento, se é a favor ou contra a greve geral… nada, coitado. Pensará ele dividir os dias em duas partes?
Ao fim e ao cabo os que trabalham têm oportunidade de dizer da sua justiça no próximo dia 24 de Novembro.

1 comentário:

Maria disse...

Não vai sair fumo branco...
Ardeu tudo e alguns podem ter-se queimado, mesmo.

:)

Dia 24 mostramos quem, quantos e como somos!