sexta-feira, 25 de março de 2011

Enquanto que...

Enquanto a “democratização” da Líbia prossegue e os meus correligionários sportinguistas andam baratinados sobre que treinador ou jogadores escolher amanhã, tal a fartura, a Ângela foi perfeita no seu papel. Talqualmente uma actriz, fez-me mesmo lembrar Meryl Streep no papel de Sofia Zawistowski. A senhora alemã foi convincente ao fingir-se solenemente chateada com a pseudo-guerra civil travada pela Direita, em Portugal. Uma dramatização perfeita.

O ataque à Líbia com a desculpa esfarrapada de salvar civis, é uma reprise da destruição do Iraque com o argumento das armas de destruição massiva. Quantos inocentes, mulheres e crianças foram assassinados? Quantos inocentes, mulheres e crianças vão ser assassinados? Ainda renderá, seria o primeiro na História a repetir, outro prémio Nobel da Paz ao Obama. Atendendo a que, em 2010, o homem, que não perde tempo, patrocinou já o derrube pela força de um governo democraticamente eleito, substituindo-o por uma ditadura. Sim, sim, nas Honduras. Pode-se dizer que a eloquente besta se porta à altura. Na Colômbia continua em cena a mesma peça. E por aí fora.
Não se pense que estou a defender o Kadafi. Acho até que é bem feito, pois andou a apaparicar e financiar o capitalismo internacional. Só que quem sofre é sempre o mesmo. E o povo líbio está inocente.

Quanto ao meu desalmado Sporting, também não quero deixar de emitir opinião, apesar de já não ser sócio. Qualquer dos quatro treinadores anunciados me parece minimamente atraente, mas, por exclusão de partes e cingindo-me às candidaturas, tenho de manifestar uma leve inclinação para que Van Basten seja o treinador da equipa na próxima época. Poderia era ter havido mais imaginação e mais discussão sobre o clube.

Agora o teatro da Ângela é que me parece estapafúrdio. Mas ultrapassou largamente em expressão artística a guerra encenada nos arrabaldes. Até porque os sacrossantos mercados até agradeceram: aproveitaram logo para continuar a especulação, razão única da sua existência. Mas não havia necessidade. Os "beligerantes" ainda se encontrarão no poder, pazes feitas. Maldita comédia.

Enquanto o Obama mais a Ângela poderiam ir para o raio que os partisse… que viva o meu Sporting.

Sem comentários: