terça-feira, 12 de julho de 2011

Lixo!

Augusto Alberto

Afinal o que é lixo? Remando contra a onda dominante, digo que foi exactamente o trabalho jornalístico da menina Sandra Felgueiras, que quis fazer um texto sobre as angústias da Grécia e saiu uma insípida provocação, porque o tininho ficou em Felgueiras. 
Um tema tão complexo como o da Grécia não se pode esgotar numa peçinha, para além de que a menina deveria ter o cuidado de informar e não se entreter na cabala, porque assumidamente deixou a ideia de que se afinal a Grécia está assim, moribunda, é porque todos querem o ócio e em cada grego há um corrupto. 
Ainda por cima, a menina que andou por lá e viu, não soube ou não quis dizer como se partem as montras. Foi opção, com certeza. Aliás, recordo o que escrevi no período eleitoral do Sporting. Ás suas primeiras dificuldades, os “descamisados” de Alvalade, em uníssono, virar-se-ão contra o candidato que procura ter ali, uma espécie de exército fiel…Evidentemente que aquele pessoal…só não acaba neste pobre país, porque tanto o poder desportivo como o politico, sobretudo este, lhe acha algum préstimo. Que não se duvide, no momento em que o poder político se vir desengonçado e acossado, aquela matilha será atiçada contra quem vai reclamar simplesmente por dignidade...Este não é um mundo para distraídos, nem para anjinhos. É o mundo…com um único sentido, levar-nos a comer o pão que o diabo amassou. Saiba, pois, que não foi preciso ir de enviado especial à Grécia para sabermos como se faz. E por isso, desde já lhe digo que a menina é uma “puxa saco e reaccionariazita” e por isso, o nível do seu trabalho merece a classificação de lixo.
E para melhor perceber que o poder, que atira sobras e deixa algumas cabecinhas doidas, nunca cede facilmente, quero aqui deixar sobre o assunto, a posição oficial do Partido Comunista Grego. O plano provocatório envolveu grupos encapuzados, claques organizadas de futebol, porteiros de bares nocturnos e outros elementos marginais, cujo objectivo era entrar em confronto com os manifestantes da PAME.
É de ciência que nunca se deverá cuspir na mão que nos dá a sopa, bem sei, mas tenha cuidado, se um dia, depois de ateado o fogo, não tem tempo para fugir das labaredas.

Sem comentários: