segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nicolaus


Augusto Alberto

Papaniculau foi um exímio varista, (disciplina olímpica do atletismo), que o desporto grego fabricou na década de 70 do século passado. Contudo, era pouco consistente e por isso, pouco dado a grandes resultados em campeonatos da Europa, campeonato do Mundo ou Jogos Olímpicos. Aliás, em linha com um tremendo maratonista australiano, Rob de Castella, treinado por uma lenda do treino de fundo, Percy Cerutty, senhor de grandes maratonas clássicas, mas, também, traído por completo nas competições que colocam um sujeito na História.
Lembrei-me destes dois atletas do século passado, a propósito de notícias que circulam, muito pouco por cá, (parece que os “supercagões” continuam a usar o lápis azul) que nos falam em cerca de 3.000 os suicídios que ocorreram na Grécia desde o início da crise. Impressiona a noticia que dá conta do último, no dia 23 de Maio. Suponho que desde então mais ninguém tenha saltado de um 5º andar para o passeio, como fez a família Nicolau, nome fictício. O filho de 60 anos, de mãos dadas com as de sua mãe, mulher de 90 anos, tomada pela doença de Alzheimer. E o que é que esta desgraçada noticia tem a ver com o varista Papanicolau? Papanicolau e Rob de Castella, nos momentos em que a história os chamou, traíram-se. E os Nicolaus, mãe e filho, foram traídos por aqueles que tem andado a trocar o papel central do homem, pela liturgia do dinheiro. Contudo, Madame Lagarde, tornou-se simultaneamente uma excepcional maratonista e varista, coisa surpreendente, porque as duas disciplinas, jogam-se nos antípodas. Aristocrata da burguesia financeira dominante, teve fôlego de maratonista, para suportar o tempo, que lhe permitiu deixar de ser uma obscura funcionária da administração francesa e formar o salto, utilizando uma aristocrata vara, para aterrar em Nova Yorque. E é de lá, do alto do seu surpreendente escritório, que a aristocrata, mais o séquito, (incluído o Borges), trata de empobrecer a vida aos Nicolaus.
A minha dúvida é se o suicídio dos Nicolaus vai ter consequências, porque milhões, de um modo ou outro, gostam de ser atraídos pelos cantos maviosos das grandes hienas.

Sem comentários: