quarta-feira, 17 de abril de 2013

João Franco revisitado


Augusto Alberto


Parou de chover, e vem o repouso para charcos e ribeiros, não vá o esmifrado ministro das finanças ver em tanta água, razão sobeja para nos taxar, à semelhança do que sucedeu nos Estados Unidos, onde o governador do estado do Maryland, criou um imposto sobre a chuva que cai nas propriedades de cada habitante, calculado através de vigilância por satélite às habitações.
Ambos, Governador e Gaspar, pela pinta, têm um fascínio pela cartilha neoliberal que se ensina na escola de Chicago, de onde saíram os tipos que com Pinochet, jantaram e cozinharam a traulitada de September eleven, (dito à americana tem mais encanto, porque este foi o primeiro), e que literalmente aplicada, empobreceu completamente a nação chilena.
Todavia, não será necessário que os ribeiros transbordem para provar da cartilha. Um jovem enfermeiro que trabalha num hospital, recrutado por uma empresa de trabalho temporário e a recibo verde, recolhe no fim do mês, pouco mais de 450 Euros. Prova e abespinha-se, porque fez uma licenciatura mais mestrado, e a meio do mês, vai aos progenitores pedir uns euros para encher o depósito do carro. Milongas! Não senhor. Eles não esquecem. Estamos em tempo de ajustes. Um governo, uma maioria e um presidente, que tratam em definitivo de nos punir pela ousadia da liberdade e democracia. E a punição vem em forma de pobreza e pela remoção do quadro legislativo que ainda lhes oferece alguma resistência.
A coberto de uma cáfila de modernaços, de má memória, ricamente pagos e por um prato de lentilhas, aos opinadores que se venderam, construíram simultaneamente o seu paraíso e a selva onde nos querem cordeiros, prontos para o sacrifício. Está difícil de perceber! Bem sei que esses aperaltados comentadores, serão melhor lidos e ouvidos, dos que aqueles que gostam verdadeiramente da Pátria, todavia, será cristalino como a água do rio que cresce no mondeguinho, que em breve e a propósito da necessidade de pôr as contas em ordem e da boa imagem externa do país, a próxima grande intenção dos sobejos do atribulado João Franco, testemunha presencial do regicídio, será a remoção da actual Constituição, o último obstáculo legislativo, substituindo-a, em definitivo, pela cartilha de casino, segundo Milton Friedman.
Até lá, chegarão de Chicago querubins eruditos e de verdadeira ciência, e fabulosos saberes, bons na arte do rapapé e do chapéu na mão. 

Sem comentários: