segunda-feira, 13 de maio de 2013

A ilusão do mulato


Augusto Alberto

Na verdade, nascer, viver e morrer, é tão natural como apanhar um pifo, quer seja na festa de anos de um amigo, ou na festa do partidaço do coração. Vem isto a propósito da meteórica extinção (restará o quê?) do movimento 100%, para onde confluíram muitos figueirenses, na recusa dos partidos tradicionais, ainda que muitos tenham chegado dessas estruturas, atraídos pelo novíssimo.
Afinal, vai acabar sem que os confrades tenham apanhado o tal pifo. O gostoso sabor do poder e o contributo para fazer do concelho uma terra 100%. No final da monarquia, houve a tentativa de a regenerar, contudo, progressistas e regeneradores, sofriam da mesma morrinhice. Uma caçoada! Por isso, logo achei que o Partido “Regenerador” Democrático, (PRD), com a bênção do general Eanes, seria, na linha, uma pelintrice. Creio mesmo, que muitos figueirenses que acorreram ao movimento 100%, já antes tinham acorrido ao Partido do General.
Apesar de estarmos perante gente de fé, afinal, os vícios que esses bons figueirenses viram nos partidos tradicionais, foram levados a 100% para o movimento, como já tinham sido levados, em tempo, para o PRD. Falta de militância. Falta de líderes com classe. Perros nas ideias. Os mesmos erros técnicos grosseiros. Talvez aborrecimento. Talvez falta de pachorra para ser um génio da militância. Porque ela não se esgota na caça ao voto e em ser passante e colocar o papelinho nas mãos de outro passante. Mas, quem sabe, tenham concluído, a 100%, da necessidade de expiar a cidadania. Muita dessa boa gente, apesar de estar na cara, recusa admitir que com o seu voto, contribuiu para a corrente desgraça. Quis ser moicana, para se expiar, contudo, logo percebeu que tem muito que se lhe diga. Num ápice, pode-se ser votado à exclusão, pelos pares do poder absolutista.
Melhor será, então, não negar a origem biológica e voltar às origens. Mas não se arrelie. Há coisas piores. Por exemplo, a maluqueira de ser militante do PCP, quando se tem um garboso iate de 20 metros de comprimento e se sobe o Douro, do Porto até a Barca de Alva, adornado a um bordo, pelo peso da gostosa família e se faz um manguito à contribuição para o PPD/PSD, para o CDS/PP ou para o PS. Ou pior ainda. Ser militante de base dos partidos do arco, e ter-se a ilusão de ser branco. Na verdade, ser militante de base dos partidos do arco, é estar mais perto de ser preto, (como eu), e bem longe de ser branco. Estou a parodiar, evidentemente. Mas quem sabe, não tenha razão. Se o cidadão militante de base, ou simples votante do arco, for um dos tais portugueses que arranjou recentemente emprego, a ganhar mensalmente, 330 euros. Está a ver no que dá o xuxialismo, a xuxial-democracia ou a democraxia cristã? Em 330 euros, a 100%. 

Sem comentários: