sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cristo baralhado

Augusto Alberto


 O padre “Chico” favorece “indulgências e bênçãos”, aos romeiros da festa da Penha, em Guimarães e a quem siga a missa pela televisão ou pela rádio. Não existe necessidade, padre, de te colocares um pouco na condição de “pimba”, porque os padres por cá, tem sido simultaneamente, mestres nas indulgências e também no pecado. Informo-te que o padre Cerejeira foi um fascista da porra, que bem sabia o que se fazia nas prisões de Peniche e do Tarrafal, sem nunca ter levantado a mão a favor de quem ali padeceu. Pelo contrário. Bastas vezes terá dito: Arreia-lhes! De todo o modo, melhor será que solicites a Jesus da Galileia, que ponha a salvo os cristãos daquele pedaço do mundo, porque só ele os pode salvar da selvajaria que por lá vai.
Para que dúvidas não restem, ouçamos o Secretário de Estado americano, John Kerry, que fez na passada quarta-feira, uma descrição “optimista” dos rebeldes na Síria. A oposição ao regime de Bashar al-Assad, define-se cada vez mais pela moderação, pela transversalidade dos seus membros, pela adesão ao processo democrático e a uma constituição inclusiva, que proteja as minorias. A descrição…teve lugar precisamente no mesmo dia em que a vila crista de Maalula, um dos poucos locais onde ainda se fala aramaico, o dialecto de Jesus Cristo, foi atacada por rebeldes islamitas. Um posto de controlo à entrada da aldeia foi atacado…por rebeldes, que mataram oito soldados do regime. Num vídeo…ouvem-se gritos de “Allahu Akbar”, palavra que significa “Deus é Grande”, enquanto filmam os corpos dos soldados.
Cristo está baralhado, e por isso é bem capaz de não atender ao putativo pedido do padre “Chico”, sem antes lhe perguntar: Porque recebestes no Vaticano, a minha casa, em audiência privada, a antiga lady Heinz e o seu actual esmerado esposo, o secretario John Kerry, que se apresenta neste momento, como o fogoso testa de ferro do complexo politico militar americano? O cio da “comunidade internacional” é enorme, bem sei, mas eu, amigo “Chico”, até me sinto atado, porque a minha igreja parece que tem um gosto especial por privar com sacanas. Como explicas, então, que um tal lobbysta e devoto cristão senador, McCain, arreigado defensor da guerra na Síria, tenha recebido da indústria militar americana, contribuições no valor de 133.840 euros? E já que vives na terra, “Chico”, diz-me, em quantas guerras já se meteram os E.U.? O que fazer, pois? É certo que ouve um Lenine, que em tempos, na Rússia, soube “o que fazer”, mas eu, Cristo, balanço.

Todavia, neste vai e vem, os cristãos no médio oriente estão perto de cair nas mãos de selvagens, armados e treinados pela “comunidade internacional”. E ao que parece, nem tu, Cristo, lhes vais valer. E se Cristo balança, os trusts do petróleo e das armas, já preparam o champanhe, os Cohíbas e as orações de graças.

Sem comentários: