sexta-feira, 8 de maio de 2009

Remo paraolímpico - Regata internacional


Filomena Esteves

Em Itália, numa regata internacional, a atleta treinada por Augusto Alberto, prezado cronista aqui da "aldeia" , mostrou grandes progressos, dando a ideia de que se pode contar com ela para os próximos Jogos.

Alberto conta como foi:

"No lago di Varegio, na localidade de Gavirate/ Itália, decorreu no passado fim de semana de 2 e 3 de Maio, a primeira regata internacional para o remo adaptado, em linha com o longo período que levará aos Jogos Paraolimpicos de 2012 a realizar em Londres.
Estiveram presentes selecções fortíssimas, com os seus campeões paraolimpicos, da Grã-bretanha e Itália. Também viajaram até ao lago de di Varegio, as selecções da Rússia, Polónia e Portugal, que se fez representar com a sua atleta paraolimpica, Filomena Esteves, na categoria, arms e spalding. (braços e espaldas).
Neste primeiro encontro internacional, num remo muito especial, a atleta portuguesa portou-se de modo brilhante e conseguiu duas medalhas de ouro em outras tantas provas. Contudo, o mais importante, foram os progressos técnicos e físicos da atleta, escassos meses de trabalho após os Jogos Paraolimpicos de 2008 em Pequim. Evoluiu mais de 1 minuto, para uma distância de 1.000 metros, colocando a sua marca a um nível que lhe daria desde já um lugar para os próximos Jogos, ainda que a prova de apuramento se realize somente em 2011. Quer isto dizer, que os níveis de progressão são muitos, pelo que o tempo realizado nesta competição, se situa cerca de 30” das regatas finais onde se decidem as medalhas em Campeonatos do Mundo e Jogos Paraolimpicos. É uma diferença possível de diminuir substancialmente, e cremos que na próxima competição, a realizar em Poznan/Polónia, no Campeonato do Mundo, a realizar em Agosto, isso vai ser uma realidade".

2 comentários:

olga tronchuda disse...

Itália, Polónia... ó senhor Alberto, de ceertaza que não precisa de uma treinadora-adjunta?Veja lá, não se acanhe.

augusto alberto disse...

-Dona Olga, defacto não necessitamos de uma treinadora -adjunta. Necessitamos é de mais e novos atletas, para constituirmos uma equipa mais larga e desde logo, mais e maior resposta social.
É certo que anda por ai muita gente com dor de cotovelo, mas., olhe, é a vida.