sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Do caminho-de-ferro e outras divagações

Inauguração em Setembro/56 (foto: Sala Figueirense, Biblioteca Pedro Fernandes Tomás) 


foto: alex campos (Janeiro/2012)

O encerramento de algumas linhas de caminho-de-ferro promove ainda mais a actual situação social que se vive. Ou seja, um recuo civilizacional. Porque uma das principais consequências é um maior isolamento do interior, sabendo-se que este tipo de transporte é um factor de desenvolvimento.
No pequeno edifício que as imagens acima nos mostram, em frente à Estação de Caminho de Ferro da Figueira da Foz, funcionou até há bem pouco tempo um posto abastecedor de combustíveis.
Uma iniciativa da então Companhia Portuguesa de Petróleos BP, foi inaugurado em meados de Setembro de 1956, com um posto abastecedor mas também com um posto de turismo, logo à saída da Estação, o que traduz bem a importância acrescida dos caminhos-de-ferro como meio de transporte de turistas. O posto de turismo terá funcionado até finais dos anos 60, pelo que consegui apurar, ficando desde aí só o posto abastecedor.
Agora encerrado, parece estar votado ao abandono.
Não sei se a sua propriedade é do município e também não sei qual o será o seu fim. A demolição parece-me uma enormidade. Nota-se que o edifício é bem concebido, esteticamente decente, tendo sido certamente desenhado por quem sabia do ofício, e não por um anormal a soldo de qualquer “pato bravo”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como prova de amizade e reconhecimento por um bom trabalho de pesquisa historiografica deixo- te ficar outra preciosidade da Figueira da Foz
C Freitas

(http://www.ciemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=2551&type=Video