quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jornal Avante!: 81 anos


Faz hoje 81 anos a primeira edição (imagem da esquerda) do órgão central do PCP. Publicado sempre na clandestinidade até ao 25 de Abril de 1974, só nos primeiros anos é que sofreu algumas interrupções, mas a partir da reorganização de 1940-41 saiu sempre regularmente. Embora a PIDE tivesse apreendido, por diversas vezes, várias tipografias clandestinas, nunca o jornal deixou então de chegar ao seu destino.
Foi o jornal, em todo mundo, que mais tempo resistiu com êxito à clandestinidade, tendo desempenhado um papel importante no combate pela unidade de todos os anti-fascistas ou na mobilização e consciencialização dos trabalhadores para a luta. Papel esse que continua a desempenhar actualmente.
E, sempre actuante e ao lado de quem trabalha, o jornal Avante! pode-se orgulhar do seu valor e contributo históricos, pois não é possível fazer nem a História de Portugal sob o regime salazarista nem a revolução de Abril ou a contra-revolução que se lhe seguiu sem o consultar. Isto se se quiser escrever com isenção e rigor, obviamente.
Aconselhando a sua leitura aos nossos visitantes, quanto mais não seja para alargar as bases para a formulação de opiniões mais credenciadas e rigorosas, aqui ficam os parabéns da equipa da “aldeia olímpica” ao Avante!.

Sem comentários: