domingo, 19 de fevereiro de 2012

Serôdio

Augusto Alberto (texto e foto)


O presidente Cavaco receou a “arruaça” que os jovens da Escola António Arroio, que esteve para ser também minha, prepararam. Ora, Cavaco é como aquelas equipas que vai prazenteira a jogo, quando sabe que o adversário é fraco e por isso não duvida que vai ganhar. É um fraco. Aliás, não chega nos dias que correm e que são difíceis, tocar piano, saber de economia e falar francês e inglês. É preciso ter a coragem de explicar às pessoas porque chegamos aqui e depois, também explicar muito bem explicadinho, como sair também daqui. Isso exige destemor, sabedoria e segurança.
A este propósito, quero aqui deixar um exemplo que se coloca nas antípodas desta manifestação serôdia do presidente de Portugal.
É sabido que o colapso soviético provocou uma queda de 35% do PIB de Cuba, que exportava para a URSS 63% de seu açúcar, 73% de níquel e 95% das frutas cítricas. E Cuba recebia da União Soviética 98% dos combustíveis e 63% dos alimentos, além de matérias-primas e outros bens. Foram inevitavelmente tempos terriveis que obrigou a liderança cubana a criar o chamado "período especial", uma economia de guerra em tempo de paz. Foi a década dos "balseiros", o aprofundamento da corrupção e a volta do fenômeno da prostituição. Mas é nos tempos dificeis que os grandes lideres se tem de apresentar. Saber que o local escolhido para o jogo não é o local escolhido por si, nem o equilibrio de forças deixa margem para duvidar que o resultado será a seu favor. Tudo se pode ganhar como tudo se pode perder. Ora foi exactamente num contexto de dúvida, que Fidel afirmou a sua capacidade de direcção. Muitas vezes baixou ao Malecon e outras cidades para ouvir vozes tristes, algumas muito duvidosas, mas também se fez ouvir. Nesse tempo alarve, fez pedagogia, deu esperança e foi muito seguro e, por isso, Cuba conseguiu sair do sofoco e continuar a fazer o seu caminho.
Cavaco, é um serôdio, rodeado também de homens sem qualidades. Não duvidemos. Só um povo com um baixo nivel de exigência e submetido há séculos, à canga, foi capaz de eleger tamanho tacanho.

Sem comentários: