segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Intox




A comunicação social, como é sabido, está nas mãos de quem tem o poder económico. Assim, toda a informação, seja nacional seja internacional, é crivada, para aquele melhor controlar a opinião pública.
Disfarçadamente, como convém. Só que com o estado a que isto chegou, imposto por uma mistura explosiva de incompetência e ganância, vão perdendo o norte, são escândalos atrás de escândalos, até parece que a corrupção está institucionalizada. Só lhes começa a restar inventar casos a despropósito, sem a preocupação de apurarem o que é verdade ou mentira. Preocupação que também, diga-se, nunca a tiveram. Vale tudo, pelos vistos.
Um caso recente com o jornal de Belmiro de Azevedo, o conhecido “Sonae News” é paradigmático. Um dos seus funcionários, muito provavelmente terá juntado o útil ao agradável estando sem assunto e crer agradar ao patrão, teve a “imaginação” de afirmar que o PCP numa das suas muitas campanhas e acções políticas terá usado um slogan de Barack Obama. A frase em questão é utilizada pelo PCP desde, pelo menos 2002. Ora nesse ano nem qualquer funcionário de Belmiro de Azevedo terá ouvido sequer falar em Barack Obama nem este afro-americano sonhava certamente vir a ter possibilidades de ser candidato à Casa Branca.
Portanto, se alguém copiou terá sido o presidente Obama. E, se copiou o slogan, fez muito bem evidenciando o seu bom gosto. E, já agora, não seria má ideia copiar outras coisas. Sobretudo ideias. Ganhava ele, ganhávamos nós e… ganhava o mundo. Ou não?
Yes, we'd win.
Veja mais aqui.

2 comentários:

Ana Tapadas disse...

Tens toda a razão!

Anónimo disse...

Então foi o Obama quem "roubou" a ideia e a frase ao PCP. Não pagou direitos de autor?